É com os reservas que o Grêmio tentará não se distanciar ainda mais do líder Palmeiras e, com isso, seguir vivo na luta pelo título do Brasileirão. Reforçado por Michel, que não atua desde maio, o time alternativo de Renato Portaluppi volta a campo neste sábado (20), no Independência, contra o América-MG, enquanto os titulares são preservados para o primeiro jogo das semifinais da Libertadores, terça (23), frente ao River Plate.
A recente vitória por 1 a 0 contra o Fluminense, no Engenhão, na última vez em que foram escalados, credencia os reservas. Assim como a goleada de 4 a 0 sobre o Vitória, e os 2 a 0 no Flamengo, ambos os jogos disputados na Arena. Em sete partidas, foram 13 pontos, uma contribuição que não pode ser desprezada quando se faz o balanço geral da campanha até aqui.
Reabilitado após um início de ano irregular, Jean Pyerre tenta justificar a aposta de Renato em seu futebol. Seu conceito junto aos torcedores, que havia crescido no Gre-Nal do segundo turno, ficou levemente abalado depois da apática participação contra o Fluminense. O armador garante que, apesar da diferença em relação ao Palmeiras, o sonho de ser campeão persiste.
— Matematicamente, brigamos pelo título. Não podemos pensar só em G-4. É muito pequeno, pela grandeza do Grêmio. Lógico que é difícil, o líder abriu oito pontos, mas não é impossível — afirma.
Não é menor a empolgação de Kaio, que atuará ao lado de Jean Pyerre. Ele acrescenta uma forte razão para que o time atue mobilizado:
— Não temos vaga garantida na próxima Libertadores. Temos que ir lá (no Independência) e pontuar — destaca o volante Kaio, que ganha nova chance.
Michel busca recuperar o tempo perdido. Eleito o melhor volante do Brasileirão, o volante ficou para trás na disputa por uma vaga no meio-campo pelas repetidas lesões. Não atua desde 15 de maio, na vitória por 2 a 1 contra o Monagas, na Venezuela, pela fase de grupos da Libertadores. Seu afastamento, na visão de boa parte da torcida, retirou de cena o jogador com maior capacidade para ser o substituto de Arthur, hoje no Barcelona.
Para superar o abatimento, Michel aconselhou-se com jogadores mais experientes, como Maicon. Conformou-se ao ouvir do capitão do time que, em um esporte competitivo como o futebol, é alta a possibilidade da ocorrência de lesões. E disse que tratou de fortalecer o aspecto psicológico para manter-se otimista.
— O retorno é bem difícil. Só ganha esse ritmo de jogo jogando. E faz bastante tempo que eu não jogo. Da lesão, eu estou 100% curado e preparado — assegura.
Escapar das imediações da zona de rebaixamento é a missão do América-MG, do técnico Adilson Batista. Uma tarefa difícil, considerando que, até o final do campeonato, o time terá pela frente adversários do poderio de Grêmio, Cruzeiro, Inter e Palmeiras.
Reservas = 13 pontos
28/4 - 3ª rodada (Engenhão)
Botafogo 2x1 Grêmio
29/7 - 16ª rodada (Arena Condá)
Chapecoense 1x1 Grêmio
4/8 - 17ª rodada (Arena)
Grêmio 2x0 Flamengo
12/8 - 18ª rodada (Arena)
Grêmio 4x0 Vitória
25/8 - 21ª rodada (Arena da Baixada)
Atlético-PR 2x1 Grêmio
15/9 - 25ª rodada (Arena)
Grêmio 2x0 Paraná
29/9 - 27ª rodada (Engenhão)
Fluminense 0x1 Grêmio