No Campeonato Brasileiro, o Grêmio é o time que mais teve pênaltis a seu favor. Já foram sete até agora: Bahia, Cruzeiro, Atlético-MG, Flamengo, Atlético-PR e Botafogo (duas vezes). A discussão aqui não é o rendimento do time de Renato Portaluppi nas cobranças, mas sim a origem das penalidades. Percebo que se criou um debate muito grande nas redes sociais entre gremistas e colorados por conta deste assunto. De um lado, a torcida tricolor enaltece o estilo de jogo do Grêmio, com a afirmação de que "só param com falta". Do outro lado, a torcida colorada suspeita de um "favorecimento" e ainda compara com a situação do Inter, que teve apenas dois pênaltis para si no Brasileirão.
O curioso é que o Grêmio poderia ter ainda mais pênaltis marcados no campeonato. Vou me socorrer à opinião do especialista em arbitragem de GaúchaZH, Diori Vasconcelos, que, no Gre-Nal da Arena no primeiro turno, afirmou que pelo menos duas penalidades foram sonegadas pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio para os gremistas. Independentemente disso, o cenário me faz concluir que há muito mais mérito do Grêmio do que obras do acaso. Desde de 2016, o jeito da equipe jogar prima pelo toque de bola envolvente até a infiltração na área adversária. O resultado são quatro títulos em menos de dois anos (Copa do Brasil, Libertadores, Recopa e Gauchão). Fica mais complicado para a marcação dos oponentes, que se forçam a fazer falta, por vezes, dentro da área.
Não cabe aqui também analisar a qualidade da arbitragem brasileira. O árbitro pode errar para os dois lados, e isso é infelizmente natural. Mesmo assim, acho interessante comparar alguns números, área a qual me agrada, sobre penalidades para Grêmio e Inter na temporada de 2018. No total, o Tricolor teve 14 pênaltis marcados para si, sendo sete no Brasileirão, cinco no Gauchão, um na Copa do Brasil e um na Libertadores. O Inter, por sua vez, sofreu quatro pênaltis no ano inteiro, sendo dois pelo Campeonato Brasileiro e dois pelo Campeonato Gaúcho.
O que me parece uma certeza é que pênaltis sempre serão motivo para discussão entre torcedores e para análise por parte da imprensa. Por isso, aproveito aqui para deixar meu voto favorável ao árbitro de vídeo nas competições no Brasil. Se é praticamente impossível acabar com as reclamações sobre penalidades, me parece evidente que o VAR diminui-las-á.