Após a folga de domingo e o jogo-treino dos reservas contra o São José na última segunda-feira (3), o treino do Grêmio desta terça-feira deveria marcar a primeira atividade de preparação da equipe que enfrentará o Santos nesta quinta-feira (4) e o Gre-Nal do próximo domingo. Mas entre lesões e preservações, a atividade comandada pelo técnico Renato Portaluppi teve oito ausências do grupo principal. Na parte final, o número de desfalques passou para nove com a saída de Luan para o vestiário acompanhado pelo médico Márcio Dornelles. Desta forma, apesar da tendência de time misto contra os paulistas, o mistério na escalação para a partida que antecede o clássico se mantém.
Léo Moura, Cortez, Maicon, Michel, Marinho e Jael não participaram do trabalho técnico. Everton e Kannemann, nos Estados Unidos com a Seleção Brasileira e a seleção argentina, só retornam a Porto Alegre após o dia 12 de setembro.
O treino teve três times se revezando em um trabalho em campo reduzido. Duas equipes se enfrentavam em uma das metades do gramado, uma deveria manter a posse e construir situações de gol enquanto a outra deveria roubar a bola e passar a linha do meio-campo para "vencer" a partida. Leonardo Gomes, Geromel, Marcelo Oliveira, Kaio, Ramiro, Pepê e Douglas eram a equipe de colete branco. O time amarelo teve Paulo Miranda, Cícero, Matheus Henrique, Madson, Luan, Vico e André. De azul, Thaciano, Alisson, Bressan, Jean Pyerre, Thonny Anderson e Juninho Capixaba.
Enquanto o restante dos jogadores trabalhava no gramado, Léo Moura e Cortez apareceram no campo para uma atividade sob comando do preparador físico Rogério Dias. Na parte final da atividade, Luan foi atendido pelo médico Márcio Dornelles e foi direto para o vestiário.
O Grêmio treina na manhã desta quarta antes da viagem a São Paulo. Maicon, com dores musculares na coxa esquerda, e Cortez, suspenso, são desfalques certos para o jogo contra o Santos.