Wilton Pereira Sampaio tem motivos para considerar 2018 o principal ano da carreira. Ao lado do árbitro Sandro Meira Ricci e dos bandeiras Émerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse, ele foi um dos representantes do apito brasileiro na Copa da Rússia. O juiz goiano atuou na competição na função de árbitro assistente de vídeo justamente na edição em que o recurso foi utilizado pela primeira história. Só isso já bastaria para tornar a atual temporada diferente de todas as outras para Sampaio.
No entanto, nem tudo é Copa do Mundo e a vida de um árbitro de futebol definitivamente não é feita somente de glórias. O ano de 2018 também está sendo marcado por atuações contestadas de Wilton Pereira Sampaio. Ele era o árbitro do polêmico Gre-Nal 416 no primeiro turno do Brasileirão. Na oportunidade, o Grêmio reclamou de três pênaltis não marcados. Considero que dois deles realmente aconteceram. Independente do número de erros, o fato é que o juiz da Fifa teve desempenho abaixo da expectativa.
Na última rodada, Wilton Sampaio esteve mais uma vez no centro da discussão depois do empate em 0 a 0 entre Cruzeiro e Inter. Ele anulou um gol da equipe mineira no começo do segundo tempo. Aparentemente a infração marcada foi um empurrão de Bruno Silva em Iago, algo que não aconteceu. No entanto, as imagens da transmissão da televisão abrem a possibilidade para o debate de que a bola tenha batido no braço do volante do Cruzeiro na origem da jogada. Isso tornaria o lance irregular. Uma polêmica sem conclusão definitiva.
Nesta quinta-feira, às 19h, no Pacaembu, Wilton Pereira Sampaio estará em campo mais uma vez. Ele será o árbitro de Santos x Grêmio em jogo válido pela 23ª rodada do Brasileirão.
Santos x Grêmio - quinta-feira - 19h - Pacaembu
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio - GO (Fifa)
Assistente 1: Fabrício Vilarinho da Silva - GO (Fifa)
Assistente 2: Eduardo Gonçalves da Cruz - MS (CBF)
Quarto árbitro: Fábio Rogério Baesteiro - SP (CBF)
Adicional 1: Lucas Paulo Torezin - PR (CBF)
Adicional 2: Fábio Filipus - PR (CBF)