Quatro anos depois de ser alçado ao grupo principal do Grêmio pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o atacante Nicolas Careca vive uma nova fase na carreira. O jogador de 21 anos atualmente defende o Vorskla Poltava, da Ucrânia, e está prestes a realizar um sonho. Na próxima quinta-feira (20), ele entrará em campo pela primeira vez em um jogo de Liga Europa. Careca admite que a expectativa pela partida é ainda maior por se tratar de um enfrentamento contra o Arsenal no Emirates Stadium, em Londres, na Inglaterra.
— É uma experiência completamente diferente de tudo que tive. Jamais tinha saído do país, mas estou gostando bastante, me dedicando ao máximo e buscando meu lugar ao Sol. Sei que perdi algumas oportunidades por questão de ter subido cedo, não ter tido estrutura para sustentar isto, só que quero recuperar minha carreira e sei do meu potencial. Ainda tenho só 21 anos, bastante a crescer e aparecer. Sempre sonhei com a Europa, mas parecia distante. Agora tenho essa chance no Vorskla e além de jogar o campeonato nacional, a glória de estar numa Liga Europa. Sei que nosso time é o franco atirador, temos o Arsenal, o Sporting e o Qarabag que já jogou Champions também no grupo, mas a oportunidade é única e quero aproveitar da melhor maneira. Um jogo que a obrigação é toda deles na estreia, quem sabe seja possível fazer um gol e termos uma campanha positiva — projetou o atacante.
Nicolas Careca tinha somente 17 anos quando foi promovido para o grupo profissional do Grêmio por Felipão. A estreia foi no empate em 1 a 1 contra o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, pelo Brasileirão. Na oportunidade, ele entrou no segundo tempo no lugar de Dudu. Depois da mudança de comando técnico, Careca permaneceu no clube gaúcho e chegou a trabalhar com os técnicos Roger Machado e Renato Portaluppi antes de ser emprestado para o Figueirense e depois para o Oeste. O vínculo contratual permanece e o atacante não descarta retornar ao Grêmio futuramente.
— São experiências positivas que tive e certamente sei que me fizeram aprender bastante. Depois, com os empréstimos, joguei a Série B por duas temporadas, pude pegar bagagem, evoluir como cidadão também, até que agora Deus me abriu as portas para estar aqui disputando uma Liga Europa. Tenho contrato com o Grêmio até 2020, a gente não sabe o dia de amanhã, mas estou me esforçando a cada novo dia para evoluir e conquistar meu espaço no futebol. Estou ansioso para esse duelo com o Arsenal, quem sabe seja o primeiro confronto de muitos importantes que terei pela frente — finalizou.
Na estreia pelo Vorskla Poltava no Campeonato Ucraniano, Nicolas Careca fez o gol da vitória diante do FK Lviv. Agora, ele espera ter a mesma sorte diante do Arsenal na 1ª rodada da Liga Europa.
Ficha técnica
Nicolas Morês da Cruz
Data de nascimento: 18/05/1997
Local: Brasília/DF
Altura: 189cm
Clube atual: Vorskla Poltava/Ucrânia
Clubes
- Oeste/SP (2017-2018)
- Figueirense/SC (2017)
- Grêmio/RS (2014-2017)