Uma redução no valor cobrado pelo Cagliari, da Itália, relativo ao direito de formação do jogador permitiu ao Grêmio confirmar a contratação do zagueiro Matias Antonini. A negociação foi definida com o clube italiano por Vanderlei Nogueira, empresário do zagueiro, que encaminhou as tratativas com André Zanota, executivo de futebol do Grêmio.
Nascido em Porto Alegre e com passagem pela base do Grêmio entre 2012 e 2013, Matias Antonini foi logo depois para a Itália. Lá, passou por Internazionale e Cagliari, onde completou sua formação.
—Está tudo acertado. Foi reduzido drasticamente o valor que o Cagliari pedia — disse o diretor de futebol Alberto Guerra.
O valor original a que o Cagliari tinha direito era de R$ 1 milhão, relativo ao mecanismo de solidariedade instituído pela Fifa. Nenhum outro valor precisaria ser pago, uma vez que o vínculo com o jogador já se encontra expirado.
Na Itália, Antonini, 20 anos, 1m91cm, atuou primeiro como volante, até ser improvisado na zaga, de onde não mais saiu. Nesse período, também esteve na seleção brasileira sub-17. Ele viria para o grupo de transição, mas com possibilidades de ser aproveitado por Renato no principal.
No Grêmio, ele atuará no time de transição. Dependendo de seu rendimento, poderá ser chamado por Renato para compor o grupo principal de zagueiros, que conta com Geromel, Kannemann, Paulo Miranda e Bressan.