Em decisão adotada na sexta-feira (29 de junho), o Tribunal Disciplinar da Conmebol condenou o Grêmio ao pagamento de uma multa de US$63,3 (o equivalente a R$ 246 mil) por danos provocados por seus torcedores no Estádio La Fortaleza, do Lanús, na decisão da Libertadores do ano passado. A reclamação havia sido encaminhada pelo clube argentino.
Este valor, conforme a decisão, será descontado da verba a que o Grêmio terá direito pela transmissão de seus jogos por televisão e patrocínios na edição deste ano da Libertadores. O Grêmio também foi advertido que a repetição de fatos dessa ordem será considerada um agravante.
Trata-se da segunda multa aplicada ao Grêmio. Em fevereiro, o clube havia sido punido pela Conmebol no caso do processo disciplinar aberto pela entidade, devido ao material enviado aos patrocinadores da Libertadores antes do segundo jogo da final contra o Lanús.
Na semana que antecedeu ao segundo jogo contra o Lanús-ARG, realizado dia 29 de novembro, o Grêmio alegava que o fair play não estava sendo respeitado porque o argentino Hector Baldassi não foi retirado da equipe de arbitragem do jogo de La Fortaleza. Além disso, colocou em dúvida a credibilidade da competição.