O Grêmio foi punido pela Conmebol no caso do processo disciplinar aberto pela entidade, devido ao material enviado pelo Grêmio aos patrocinadores da Libertadores antes do segundo jogo da final contra o Lanús.
A punição é uma multa de U$S 112 mil (R$ 367,5 mil, além de advertência. Mas cabe recurso. O julgamento havia sido realizado dia 31 de janeiro, mas só teve seu resultado divulgado nesta sexta-feira (9).
O valor da multa será descontado das cotas de televisão ou patrocínios a que o Grêmio terá direito na Libertadores deste ano. E o prazo para recorrer é de sete dias, a contar desta sexta-feira.
Na semana que antecedeu ao segundo jogo contra o Lanús-ARG, realizado dia 29 de novembro, o Grêmio alegava que o fair play não estava sendo respeitado porque o argentino Hector Baldassi não foi retirado da equipe de arbitragem do jogo de La Fortaleza. Além disso, colocou em dúvida a credibilidade da competição.
Em sua defesa, no Tribunal de Disciplina, o advogado Gabriel Vieira, representante do clube, alegou que a documentação foi enviada apenas aos patrocinadores e não foi tornada pública, sem prejudicar a imagem da entidade. Mesmo assim, a punição foi confirmada.