Em entrevista coletiva após o empate sem gols com o Sport em Recife na noite desta quarta-feira (13), o diretor de futebol do Grêmio, Alberto Guerra, falou sobre as chances do clube nas três competições que ainda disputa neste ano, especialmente do desejo de conquistar o Campeonato Brasileiro. Ele ainda valorizou o resultado do jogo, mencionando o cansaço dos jogadores diante de um primeiro semestre repleto de partidas importantes.
Empate
"Acho que o empate aqui foi um bom resultado. A atuação não foi das melhores, temos que admitir. Mas o Grêmio vem em um processo de desgaste grande nessas últimas partidas. Por todo esse primeiro semestre que finda hoje aqui — um grande semestre, aliás —, eu diria que o empate foi um bom resultado."
Conquistas no primeiro semestre
"Foi quase perfeito: tudo aquilo que tínhamos para conquistar no primeiro semestre, conseguimos atingir. Fomos campeões estaduais, campeões na Recopa, estamos bem na Libertadores, classificados na Copa do Brasil. É um tremendo desgaste ter participado de partidas na quarta e no domingo toda semana. Tivemos 11 desfalques, e a gente vem em um processo de muitos desfalques. Mas tivemos todos os objetivos alcançados até aqui."
Maicosuel
"Com o fim desse jogo, combinamos de nos reunir, direção e corpo técnico, para avaliar o primeiro semestre. Vamos avaliar possíveis saídas — o caso do Jailson é o mais iminente — e estudar eventuais reforços. Todas as situações de jogadores serão decididas em reunião. Quantos aos contratos a serem findados (caso de Maicosuel), temos um prazo maior, mas tudo vai ser avaliado com calma nesta semana e na próxima."
Jailson
"A negociação está muito bem encaminhada, mas ainda não finalizada. Quando tivermos todos os papéis assinados, poderemos confirmar. Os clubes já estão praticamente acertados, mas faltam algumas garantias importantes. Se isso ocorrer, que ele seja muito feliz lá, assim como foi no Grêmio."
Campeonato Brasileiro
"A gente sonha muito em ganhar um brasileiro, mas não dá pra entrar nas três competições inteiro. Acontece um desentrosamento, temos jogadores fazendo novas funções. É muito difícil conquistar tudo, não lembro de nenhuma equipe que tenha ganhado essas três competições (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores).
Sem dúvida as competições de mata-mata nos deixam muito mais próximos do título que o Brasileiro. O Brasileiro é muito importante, a gente gostaria muito de ganhar, mas os mata-matas nos impõem uma atitude diferente."