Passado o jogo com o Monagas pela Libertadores, o Grêmio retoma o foco à final do Gauchão diante do Brasil-Pel, no próximo domingo. E a larga vantagem aberta no jogo da Arena, com uma goleada por 4 a 0, representa um padrão desde que Renato Portaluppi reassumiu o time, em 2016.
No atual trabalho de Renato à frente do Grêmio, o time fez 16 jogos de ida em competições de mata-mata. Foram 13 vitórias e três empates, sem derrotas.
Em dois dos empates, mesmo assim conseguiu a vaga ou o título no jogo de volta — contra o Botafogo, nas quartas de final da Libertadores da temporada passada, e contra o Independiente, na Recopa Sul-Americana deste ano. O empate que resultou em eliminação foi na semifinal do Gauchão de 2017, para o Novo Hamburgo.
A única vez neste período em que o Grêmio conseguiu abrir vantagem no jogo de ida e não segurou na volta foi na semifinal da Copa do Brasil do ano passado, quando acabou eliminado nos pênaltis pelo Cruzeiro.
Para o jogo de domingo, a vantagem é muito mais confortável. O Grêmio pode perder por até três gols de diferença que ainda assim ficará com o título estadual.
Jogos de ida na nova era de Renato no Grêmio
Copa do Brasil 2016
Grêmio 2x1 Palmeiras (classificado)
Cruzeiro 0x2 Grêmio (classificado)
Atlético-MG 1x3 Grêmio (campeão)
Gauchão 2017
Veranópolis 0x2 Grêmio (classificado)
Grêmio 1x1 Novo Hamburgo (eliminado)
Copa do Brasil 2017
Grêmio 3x1 Fluminense (classificado)
Grêmio 4x0 Atlético-PR (classificado)
Grêmio 1x0 Cruzeiro (eliminado)
Libertadores 2017
Godoy Cruz 0x1 Grêmio (classificado)
Botafogo 0x0 Grêmio (classificado)
Barcelona-EQU 0x3 Grêmio (classificado)
Grêmio 1x0 Lanús (campeão)
Recopa Sul-Americana 2018
Independiente 1x1 Grêmio (campeão)
Gauchão 2018
Grêmio 3x0 Inter (classificado)
Avenida 0x3 Grêmio (classificado)
Grêmio 4x0 Brasil-Pel (em andamento)