O Grêmio tem boas e más notícias para enfrentar o Juventude no próximo domingo. O técnico Renato Portaluppi confirmou que os titulares estão em condições físicas de entrar em campo, mas o volante Arthur ainda não está pronto para voltar — ele não joga desde a final da Libertadores.
— Para o próximo jogo, jogamos na última terça, temos tempo suficiente para recuperar a equipe que jogou lá. Da outra vez, tivemos uma decisão de 120 minutos na quarta e jogamos no sábado. Não é que eu não queira escalar força máxima, é que os jogadores não são robôs. Perguntei para os jogadores, um ou outro disse que poderia, mas senti que não estavam em condições — disse Renato, em entrevista coletiva depois do treino desta sexta-feira (2).
O time só volta a jogar pela Libertadores no dia 4 de abril. Renato, contudo, não vê um grande benefício para a evolução da equipe, já que terá uma sequência de jogos importantes no Gauchão.
— Por um lado é bom, por outro é ruim. Temos tempo na Libertadores, mas temos decisões no Estadual. Vamos ter jogos a cada três dias. Não adianta você parar em uma competição, mas tem outra em que ainda não estamos classificados. Precisamos buscar alguns pontos, cada rodada no Estadual se torna um jogo decisivo — argumentou.
Sobre Arthur, o treinador disse que o volante terá que fazer alguns coletivos antes de voltar a jogar:
— Arthur, ainda não. Está fora. Estava parado, não está com confiança. Quando fizer um coletivo e falar que está com confiança, sim. Não vai ser da noite para o dia. Não pode queimar etapas para entrar no campo sem as condições e sentir alguma coisa.
Uma das grandes dúvidas do Grêmio no início da temporada é o centroavante. Jael e Hernane estão no grupo, a direção negocia com André e Carneiro, mas Renato tem utilizado Cícero como falso nove.
— Como treinador, tenho que ver as características e ver o que é melhor para o grupo. As oportunidades estão sendo dadas. Dizem que eu sou teimoso, mas o treinador tem suas ideias. O treinador não pode ter uma ideia e, em 90 minutos, mudar essa ideia. Tem que dar tempo ao tempo. (...) Você tem que saber lidar com o grupo — explicou.
O Grêmio encara o Juventude às 17h de domingo, em Caxias do Sul. O time ainda enfrenta o São Paulo-RG na próxima quarta e o Inter no dia 11 de março para fechar a primeira fase do Gauchão.