Noventa e nove anos depois, o Grêmio volta a decidir um Gauchão com o Brasil-Pel. Na noite desta quarta-feira (28), o time de Renato Portaluppi, como ato protocolar, empatou em 1 a 1 com o Avenida e confirmou a vaga na final. O jogo de ida será domingo, na Arena. Por ter a melhor pontuação, a equipe de Pelotas decidirá o título no Bento Freitas, em 8 de abril.
A vantagem de três gols no mata-mata permitiu a Renato poupar a maioria de seus titulares contra o Avenida. Da defesa, só Cortez iniciou o jogo. No meio-campo, a atração era a parceria entre Arthur e Maicon. Mais à frente, Alisson, Maicosuel e Hernane ganharam a chance de formar o quarteto ofensivo junto a Luan. Como esperado, o Grêmio dominou o jogo desde o início. Aos dois minutos, Alisson recebeu de Maicon na área e concluiu para boa defesa de Rodrigo. Aos 19, Alisson serviu Luan, que arriscou chute por cima.
Pela natural superioridade, o Grêmio não demorou a abrir o placar. Aos 30, Cortez cobrou lateral nos pés de Hernane, que deu passe preciso para Arthur, livre na área, mandar de primeira no canto de Rodrigo e marcar seu terceiro gol neste ano.
No lance seguinte, o Grêmio quase ampliou. Foi quando Maicon ingressou na área e serviu Luan, que concluiu para a defesa do goleiro do Avenida. Aos 35, Arthur dominou na intermediária e mandou um chute firme, perto da trave de Rodrigo. Aos 41, Alisson fez um cruzamento preciso para Madson, que apareceu na área como centroavante e escorou a centímetros do gol.
Sem mudanças para a segunda etapa, o Grêmio seguiu dominando o jogo. Ainda que o Avenida tentasse alguma chegada pelos pés de Alexandre, esbarrava na marcação tricolor.
Para renovar o fôlego da equipe, Renato mandou Thonny Anderson a campo na vaga de Hernane. Mas quem chegou ao gol foi o Avenida. Aos 18, Itaqui cobrou escanteio da direita e levantou a bola na cabeça de Diego Torres, que cabeceou no canto direito de Paulo Victor e empatou o jogo.
Como providência quase que imediata, Renato mandou Jael a campo. Em seu primeiro lance, aos 23, o centroavante levou perigo, escorando cruzamento de Alisson por cima do gol. Aos 25, foi a vez de Thonny Anderson, que avançou com a bola dominada até a entrada da área e mandou um chute firme para a defesa de Rodrigo. Aos 28, Luan cruzou na área e Madson cabeceou no travessão. Aos 36, Luan pifou Thonny Anderson, que ficou na cara do gol e deu uma cavadinha, mas a bola foi para fora. Aos 46, Luan serviu Alisson dentro da área, que acertou o travessão. Nada que mudasse a festa da torcida na Arena. Afinal, o empate garantiu o Grêmio na final do Gauchão.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO
Paulo Victor; Madson, Paulo Miranda, Bressan e Cortez (A); Maicon e Arthur (Cícero, 32'/2ºT); Alisson, Luan e Maicosuel (Jael, 23'/2ºT); Hernane (T. Anderson, 14'/2ºT)
Técnico: Renato Portaluppi
AVENIDA
Rodrigo; Itaqui, Yuri, Claudinho e Roger; Carlinhos e Moisés Baiano (Diego Torres, 14'/2ºT); João Neto, Alexandre e Maurício (Airton, 24'/2ºT);Welder (Marques, 16'/2ºT)
Técnico: Fabiano Daitx
Gols: Arthur (G), aos 30min do primeiro tempo; Diego Torres (A), aos 18min do segundo tempo.
Arbitragem: Daniel Nobre Bins, auxiliado por André da Silva Bitencourt e Jorge Eduardo Bernardi.
Local: Arena do Grêmio.
Público: 13.202 (11.275 pagantes).
Renda: R$ 469.440,00.
PRÓXIMO JOGO — GAUCHÃO
DOMINGO, 1/4, 16H
GRÊMIO X BRASIL-PEL