A situação do atacante equatoriano Miky Arroyo no Grêmio chama atenção no México, onde ele atuava antes de ser contratado pelo time gaúcho. O site ‘mediotiempo.com publicou uma nota com o seguinte título: “Baixou dramaticamente o seu nível".
Para os mexicanos, o fato de o atacante de 30 anos não ter sido relacionado para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA foi mais uma prova da queda técnica que o ex-jogador do América-MEX teve em menos de um ano, já que em 2016 ele chegou a marcar um gol para o time da Cidade do México na disputa do terceiro lugar na mesma competição.
Nas redes sociais, os torcedores do América-MEX lamentam até hoje a saída do jogador e fazem campanha para que Arroyo regresse ao clube. Segundo o site Fútbol 17, do Equador, o empresário José Chamorro afirmou que "existe a possibilidade de que ele regresse ao México".
Outra alternativa seria uma troca com Jonatan Alvez, destaque do Barcelona-EQU na Libertadores e um dos nomes cogitados pela direção gremista para o lugar de Lucas Barrios em 2018.
Com contrato até dezembro de 2019 com o Grêmio, Aroyo fez sete jogos pelo Brasileirão e não marcou gols.