Com uma virose, o volante Yago, que já havia sido poupado do treino de quarta-feira, voltou a ser desfalque na atividade desta quinta e se tornou dúvida para a partida contra o Grêmio, que encerra a participação das equipes nesta edição do Brasileiro. Caso Yago não reúna condições, Adilson assume a vaga no meio-campo, formando dupla com Elias.
No treino em campo reduzido, Oswaldo de Oliveira esboçou o time para a última partida do ano no Independência com Victor; Bremer, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias; Otero, Robinho e Valdívia; Fred.
Sem Marcos Rocha, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, a lateral direita será assumida por Bremer, que atuará improvisado na posição pela segunda vez.
Campeão da Libertadores 2017, o Grêmio já tem vaga garantida na competição no próximo ano, abrindo mais uma vaga no Brasileiro, que passa a ter G-8. Bom para o Galo, que com 51 pontos na décima colocação, fica ainda mais próximo de se garantir no torneio.
Para atingir o objetivo, o Atlético-MG precisa vencer o time gaúcho no Horto e torcer por tropeços dos rivais Flamengo, Vasco, Botafogo e Chapecoense, que também estarão brigando pela vaga no mesmo dia e horário.