Depois de uma pequena maratona, com jogos pelo Gauchão e pela Libertadores, cujo planejamento equivocado da direção nos custou a vaga na final do Campeonato Gaúcho, Renato Gaúcho dispõe de um tempo razoável, nas últimas semanas, para treinar e corrigir os problemas que o time apresentou até agora.
Não entro na campanha do "o que está acontecendo com Luan?", pois, sinceramente, acho que a irregularidade o acompanha desde que ele surgiu no Grêmio, em 2014. Jogador de grande qualidade, nosso atleta mais valioso, Luan oscila entre excelentes partidas, com jogadas de craque, como contra o Cruzeiro,na Copa do Brasil, em 2016, para jogos em que praticamente não aparece em campo, como no Gauchão.
Barrios recebe atenção da torcida em embarque do Grêmio a caminho do Chile
Fernandinho cobra atenção do Grêmio contra o Iquique
Com assédio a Renato Portaluppi, Grêmio desembarca no Chile
Nesse período, imagino que Renato esteja trabalhando intensamente com o jogador, para tentar fazer de Luan um jogador mais regular. Porém, o tempo de treinamento também deve servir para arrumar problemas que seguem nos incomodando, como as falhas na bola aérea defensiva e o desperdício de chances no ataque, principalmente, com Pedro Rocha.
A chegada e afirmação de Lucas Barrios, ao menos, nos livra desse problema. Ele não é fenômeno, mas acredito que terá uma grande temporada no Tricolor. Pode não ser um primor técnico, mas sabe o que fazer na frente do gol. Outro problema é o desfalque de Bolaños, um de nossos grandes nomes de 2017. Porém, como nossa classificação para a próxima fase da Libertadores já está encaminhada, não vejo lá grande em não contar com ele nesse momento. O mais importante, acredito, é ajustar os problemas que o time vem apresentando. Grupo e equipe para ir adiante na Liberta e na Copa do Brasil, o Grêmio tem.