A chegada do Grêmio ao Hotel Atlante Plaza em Recife foi tranquila. Eram 18h10min, noite fechada na capital pernambucana. Não havia torcedores esperando a delegação composta unicamente por jogadores suplentes e com muitos jovens, alguns que fazendo estreia no grupo principal.
O técnico Renato foi o primeiro a passar pelo saguão, tomando rapidamente o elevador. O vice-de-futebol Odorico Roman estava misturado aos atletas que jantaram às 19 horas. Era fácil ver sorrisos entre os garotos que terão a responsabilidade de manter os 100% de aproveitamento no Brasileirão e, consequentemente, a liderança.
Leia mais
Para recuperar parte física, Beto da Silva jogará pela transição do Grêmio na Terceirona
Renato valoriza classificação do Grêmio como terceiro melhor da Libertadores: "De bom tamanho"
Em alta no Grêmio, Ramiro entra na mira do Wolfsburg
São apenas 19 jogadores no grupo, sendo que três deles são goleiros. Os titulares e até reservas imediatos ficaram em Porto Alegre. O último treino foi pela manhã no CT Luiz Carvalho com portões fechados e sem oficialização de time.
Dentre tantas novidades, algumas chamam a atenção como o lateral-direito Raul, há muito pedido pelos torcedores, mas que teve dificuldades de adaptação ao grupo principal nas últimas temporadas. Ele receberá a melhor oportunidade de sua carreira. No meio-campo o volante Machado também ganha sua chance, depois de ter figurado várias vezes em concentrações e bancos de reservas. Há, porém, no ataque, uma expectativa grande para saber se Beto da Silva finalmente fará sua estreia na equipe principal.
Leia mais
Odorico Roman indica recuo no interesse por Musto: "Volante não é a posição mais carente do time"
Veja quem o Grêmio pode enfrentar nas oitavas de final da Libertadores
Luan vira 'rei da Arena', ultrapassa Renato Portaluppi e marca seu nome na história do Grêmio
O atacante contratado no início do ano está desde fevereiro se recuperando de uma lesão muscular na coxa direita e só atuou no time de transição. Se Beto não começar a partida, entrará em seu lugar outra atração: Nícolas Careca. Usado pela primeira vez por Luiz Felipe Scolari no início de 2015, ele viveu a volta à base para agora voltar a ser lembrado por Renato Portaluppi.
Mesmo havendo animação entre os garotos e os mais experientes, existe o tempo pelo desentrosamento de uma formação que jamais atuou junta. Bressan, um dos "veteranos", atuará improvisado na lateral-esquerda e a formação mais provável apresenta três volantes e três atacantes, o que obrigará os jogadores a buscarem funções múltiplas, especialmente na armação.
O Grêmio deverá enfrentar o Sport com Léo ; Raul, Rafael Thyére, Bruno Rodrigo e Bressan; Jaílson, Kaio e Machado; Fernandinho, Beto da Silva (Nícolas Careca) e Éverton.
Também estão em Recife os goleiros Bruno Grassi e Dida, o zagueiro Denílson, o lateral-esquerdo Conrado, o volante Esperon, o meia Lima e os atacantes Pepê e Jadson.