Com o desfalque de Miller Bolaños, o técnico Renato Portaluppi precisará mexer mais uma vez entre os seus escolhidos para a equipe titular do Grêmio. Abaixo, os colunistas de ZH respondem: qual a melhor alternativa para o lugar de Bolaños?
Luiz Zini Pires
Arthur
No time ideal, Miller Bolaños, que é um jogador múltiplo, tem posto fixo. É o melhor gremista da temporada. Sem ele, o conjunto sofre. O banco de reservas não exige nada parecido. Só paliativos. Bolaños é jogador de seleção.
Fernandinho, desde 2014 no clube, entre chegadas e partidas, nunca mostrou ser a solução. Gata Fernández, outra opção, está machucado. Lincoln, jovem promessa, ainda precisa mostrar quem é de verdade e qual a sua verdadeira posição.
Uma bola solução seria chamar Arthur, capaz de jogar em várias posições. Unir o jovem aos volantes Jailson e Ramiro. Deixar o setor ofensivo com Luan, Barrios e Pedro Rocha. Será o suficiente para enfrentar o Iquique com qualidade e força no meio-campo e no ataque.
Leia mais
Fernandinho cobra atenção do Grêmio contra o Iquique
Adversário do Grêmio, Iquique enfrenta maratona de jogos
Jair Peixoto: uma resposta a Wianey Carlet sobre Luan
Diogo Olivier
Arthur
Está mais do que na hora de Arthur receber chance desde o início. Eu o colocaria como volante, abrindo Ramiro como extrema pela direita. Luan faria as vezes de armador central, função destinada a Bolaños. Do outro lado, Pedro Rocha.
Um time mais forte na marcação, mas com qualidade no passe para reter a bola e encaminhar contra-ataques com Luan e Pedro Rocha. O Grêmio não precisa ser agudo. A responsabilidade é toda do Deportes Iquique, que precisa se atirar para cima de qualquer maneira.
Também pode Ramiro como volante, recuando Arthur. O importante é que seja Arthur na vaga de Bolaños, pela meritocracia, dando-lhe cacife para mais adiante, pois certamente vai ajudar muito. Pode-se dizer que, com todos os titulares, ele praticamente será um 12º jogador.
Wianey Carlet
Arthur
Renato tem três alternativas para substituir Bolaños. Três, considerando Lincoln uma opção real. Penso, entretanto, que dois jogadores disputam a primazia de substituir o equatoriano: Arthur e Fernandinho. Dependerá do que busca Renato Portaluppi.
Se quiser alguém para executar as tarefas de Bolaños, então o escolhido deverá ser Fernandinho. Se, contudo, o desejo do treinador for encontrar alguém para a função de Douglas, o eleito deverá ser Arthur.
Escalando Fernandinho, Renato estará aumentando o poder ofensivo do Grêmio. Entretanto, se preferir Arthur, aumentará a capacidade de criação do time.
O Grêmio, no Chile, deseja atacar mais ou prefere ser mais criativo? A resposta a esta pergunta indicará o substituto de Bolaños. Quem decidirá será o Renato, mas, se dependesse da minha vontade, jogaria Arthur.
*ZHESPORTES