Com cinco competições no calendário, o Grêmio poderá rever o número de jogadores projetado para a temporada. Até segunda-feira, deverá estar definido o grupo que irá se reapresentar dia 12, após as férias.
Alguns acréscimos deverão ocorrer durante a pré-temporada para disputar Gauchão, 1ª Liga, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, além da Copa de Campeões, com Nacional e Peñarol-URU e Olimpia-PAR.
A lista de jogadores é tema de conversas diárias, por telefone, no Rio, entre o técnico Renato Portaluppi e o coordenador Valdir Espinosa.
Leia mais:
"Sei que fui contratado para brigar por espaço no Grêmio", afirma Michel
Valor "aceitável" por Fernández e otimismo por Douglas: a situação das chegadas e partidas do Grêmio
A relação já conta com o volante Michel, que vem do Atlético-GO e ainda receberá, até segunda-feira, o acréscimo dos atacantes Kayke, do Yokohama Marinos-JAP e Gabriel Fernández, do Racing-URU.
Ainda será preciso reavaliar a situação de jogadores que voltam de empréstimo, como Fernandinho, Lucas Coelho, Yuri Mamute e Maxi Rodríguez.
– Precisamos fazer um estudo aprofundado das necessidades. Todas as competições duram quase o ano inteiro e são ligadas uma na outra – diz Espinosa.
Ele lembra que, em outras épocas, com calendário menos inchado, era muito mais fácil projetar as necessidades quanto a elenco. Com raras exceções, 30 jogadores eram suficientes. Em 2017, a quantidade deverá aumentar.
Uma situação projetada para 8 de fevereiro evidencia a necessidade de um grupo maior. Para esta data, estão marcadas partidas contra o Ypiranga, na Arena, pelo Gauchão, e Flamengo, no Rio, pela Primeira Liga.
Além de definir em qual partida será usado o time titular, será preciso montar dois grupos de jogadores reservas.
– Será preciso esperar a diretriz da direção para saber qual a competição é prioritária – avisa Espinosa.
Leia mais:
Primeiro jogo do Gauchão na Arena pode sofrer segunda transferência
Iquique chama "especialista em gramado" para preparar seu estádio para a Libertadores
A participação na Copa dos Campeões encurtará a pré-temporada, que iria de 14 a 22 de janeiro. Ela deverá ser encerrada dia 20, véspera da estreia na competição, contra o Olimpia. Será cancelado o amistoso contra o Sindicato dos Atletas Profissionais, que ocorreria dia 22.
A reapresentação será dia 12, às 15h e 30min, no CT Luiz Carvalho. Até sábado, dia 14, os jogadores passarão por avaliações clínicas e físicas. A partir deste dia, já ficarão em regime de concentração no Hotel Deville, de onde só irão sair para os treinamentos da pré-temporada.
– Neste ano, em dois dias foi possível liberar os jogadores para dormir em casa. Desta vez, com jogo dia 21 (contra o Olimpia), será preciso ver como será controlado o repouso e a alimentação - observa o supervisor Marcelo Rudolph, que também aguarda a definição da lista para montar a logística de hospedagem no hotel.
Programação
12 de janeiro - reapresentação às 15h30min no CT Luiz Carvalho
12 e 13 de janeiro - avaliações médicas e físicas
14 de janeiro - início da pré-temporada
20 de janeiro - encerramento da pré-temporada
21 de janeiro - estreia na Copa de Campeões, contra o Olimpia -PAR