O Grêmio conseguiu a proeza de perder em casa para o Vitória. Derrota na conta de uma zaga abaixo da exigência do clube, da arbitragem e de um erro grosseiro de Luan no fim do jogo. Com tal combinação, ninguém vence.
Leia mais
Roger critica arbitragem e defende Bressan: "Tem que considerar o erro do árbitro"
Cotação ZH: Bressan é o pior do Grêmio na derrota para o Vitória
Jogadores do Grêmio reclamam de arbitragem após derrota: "Interferiu no resultado"
Sandro Meira Ricci operou o Grêmio, que nada pode fazer, além de resmungar. O homem do apito inventou um pênalti de Bressan, deu o segundo amarelo e expulsou o zagueiro. O Vitória abriu 2 a 0. A falha bizarra de Ricci tirou o equilíbrio e matou as chances de reação.
Árbitro de Copa do Mundo, Ricci apitou como juiz de jogos estudantis. É muito ruim ou estava mal intencionado, já que o lance ocorreu na sua frente. Ainda vale lembrar que Kieza cometeu falta em Bressan no primeiro gol.
O prejuízo causado pelo apito torto é ampliado pela falta de qualidade do Vitória. Com um a menos, o Grêmio descontou, criou chances e só não empatou porque Luan fez o mais difícil: arrancou sem marcação por muitos metros e bateu para fora. Seria um empate épico, digno de um time que lutou até o final.
Luan quis enfeitar, tentou um toque bobo por cima, quando deveria concluir com força e rasteiro. Faltou sangue frio ao nosso melhor jogador, que falhou na hora decisiva. Luan tem crédito, já garantiu preciosos pontos no campeonato.
Alvejado pela arbitragem, com Luan errando a bola capital, o Grêmio também padeceu pelos erros lá atrás. A direção fez força em 2016 para rasgar o ano ao montar um elenco com Fred e Bressan como zagueiros reservas – Fred era titular há meses. Gauchão, Primeira Liga e Libertadores se foram em falhas de um sistema defensivo sem banco. O Brasileirão caminha para o mesmo destino.
A ausência de Bressan na próxima rodada pode ser considerada um reforço. No pênalti, Grohe confirmou que não tem vocação para defender cobranças. Levou um gol defensável. Depois, evitou o pior com intervenções difíceis em lances cara a cara.
Em suma, é uma derrota difícil de engolir diante da fragilidade do adversário. No primeiro teste sem Geromel, Wallace Reis e Maicon, falhamos. Teremos de buscar pontos fora de casa, uma missão sempre difícil para um clube que adora comemorar empates longe de seu estádio.
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES