Além da LDU, o mal da montanha será obstáculo para o Grêmio na partida que poderá abrir o caminho nas oitavas de final da Libertadores. Por consenso, a comissão técnica optou por uma viagem antecipada para Quito, a fim de minimizar os porblemas da altitude. O embarque será em 7 de abril.
O jogo, dia 13. Quem desembarca na capital equatoriana, localizada a 2,8 mil metros acima do nível do mar, sofre, nos primeiros dias, com a incômoda sensação da respiração ofegante. São comuns efeitos como tonturas, sono irregular e, em casos mais extremos, até náuseas.
Leia mais:
Bruno Grassi fala sobre sequência e elogia Matheus: "Muita qualidade"
Site europeu coloca equatoriano Miller Bolaños na mira do Swansea
Grêmio define viagem antecipada ao Equador para encarar a LDU
Um conjunto de reações que os médicos definem como mal da montanha. O fisiologista Rafael Gobbato, que esteve em Quito em janeiro de 2013, quando o Grêmio enfrentou a LDU pela Libertadores, diz que a decisão de antecipar a viagem foi consensual. Naquele ano, foram 13 dias de preparação, período que não poderia ser repetido neste momento em função do calendário apertado.
Apesar da derrota por 1 a 0 para a LDU naquele ano, Gobbato considera positivo o rendimento físico da equipe. Até mesmo o chileno Vargas, recém contratado, que desembarcou em Quito 10 horas antes da partida, teve boa resistência.
– A respiração fica ainda mais ofegante quando se faz uma atividade muito intensa. Passados os primeiros dias, o organismo começa a se adaptar. Por isso, seria muito arriscado chegar na hora do jogo – explica Gobbato.
Até a viagem para o Equador, serão quatro partidas pelo Gauchão. É possível que, em algumas delas, Roger Machado preserve a força máxima. Jogadores como Giuliano, com fascite plantar, e Luan, com caxumba, causam alguma preocupação.
Lajeadense, 27/3
Neste domingo, Roger vai escalar o que tem de melhor contra o Lajeadense na Arena. Com a semana inteira para treinos, o foco está na evolução da condição física do grupo. Assim, jogadores poupados contra o Ypiranga, como Maicon, Marcelo Oliveira, Wallace Oliveira, Douglas e Henrique Almeida, ficam à disposição. Cabe ao treinador decidir se apostará em garotos como Marcelo Hermes, Pedro Rocha e Lincoln. É provável que Giuliano, que se recupera de uma fascite plantar, e Luan, com caxumba, sejam desfalques. O goleiro Marcelo Grohe, na Seleção, é outra baixa.
Passo Fundo, 30/3
Na próxima quarta-feira, o Grêmio vai ao Vermelhão da Serra para encarar o Passo Fundo. Nesta partida, Roger ainda terá o desfalque de Grohe, à serviço da Seleção. Assim, Bruno Grassi segue titular. É provável que Giuliano siga fora do time para continuar com a recuperação da fascite plantar. A expectativa será pelo retorno de Luan ao time, à esta altura já recuperado conforme o prazo estipulado pelos médicos gremistas. Assim, poderá formar o setor ofensivo junto a Everton e Pedro Rocha, prováveis titulares, dando maior velocidade na transição no ataque.
Juventude, 3/4
No último jogo da primeira fase do Gauchão, contra o Juventude, na Arena, o Grêmio poderá até entrar em campo com a liderança garantida. Se tiver vencido Lajeadense e Passo Fundo, a equipe de Roger chegaria aos 28 pontos (hoje tem 22), e só poderia ser alcançado se Juventude e São José, hoje com 21 pontos, também ganharem seus jogos. Assim, o treinador pode poupar alguns cascudos, como Douglas, Maicon e Marcelo Oliveira, e dar ritmo a garotos como Lincoln e Marcelo Hermes. É possível que Giuliano esteja recuperado. Marcelo Grohe volta da Seleção.
Quartas de final, 6/4
O último jogo antes do embarque ao Equador será decisivo. O mata-mata das quartas de final do Gauchão ainda não tem adversário definido, mas deve ocorrer na Arena. Em um jogo assim, Roger utilizará o que tem de melhor. Seu único desfalque, em tese, seria Miller Bolaños, que se recupera das duas fraturas na mandíbula ocasionadas pelo cotovelaço do lateral William, do Inter, no último Gre-Nal. O meia-atacante só deve retornar aos treinos no final de abril e seria reforço para as oitavas de final da Libertadores, caso o Grêmio garanta a classificação no Grupo 6.
Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
No Equador
Operação Quito: Grêmio se previne para minimizar efeitos da altitude
Comissão técnica optou por viagem uma semana antes de encarar a LDU
Adriano de Carvalho
Enviar emailLuís Henrique Benfica
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project