Com ofício do dia 29 de fevereiro, o Grêmio fez o pedido para que a Federação Gaúcha de Futebol designasse um árbitro de fora do Rio Grande do Sul para o Gre-Nal 409. O motivo alegado pelo tricolor foi o fato de que o clássico é válido também pela Primeira Liga. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia mais
Direção do Grêmio reclama de sorteio da arbitragem para o Gre-Nal
Miller Bolaños comemora estreia com gol e projeta Gre-Nal: "Todo jogador espera jogar clássico"
Anderson Daronco será o árbitro do Gre-Nal na Arena
A resposta da FGF, enviada no dia 1º de março, foi negativa. O principal argumento foi de que o confronto é válido pelo Campeonato Gaúcho e que "por uma decisão unilateral da direção da Liga Sul Minas", o jogo também passou a servir pelo torneio. Por isso, "a prioridade hierárquica das competições é o Gauchão".
A Federação Gaúcha de Futebol também enalteceu a qualidade do quadro do Rio Grande do Sul e reforçou a manutenção dos critérios que são adotados durante todo o Gauchão para as escalas de arbitragem.
Por fim, a entidade ressaltou que não faria oposição ao pedido se o jogo fosse válido somente pela Primeira Liga, em uma data que foi disponibilizada aos clubes. Entendo que a FGF acertou em colocar dois árbitros gaúchos no sorteio. Anderson Daronco, o escalado para o Gre-Nal 409, foi escolhido o melhor árbitro do Brasil em 2015. Leia os documentos abaixo:
Polêmica
Grêmio pede árbitro de fora no Gre-Nal e FGF rejeita; veja os documentos
Clube tricolor havia encaminhado solicitação sobre juiz no clássico 409
Diori Vasconcelos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project