*ZHESPORTES
Desde que voltou ao Grêmio, em julho do ano passado, Felipão encarou três Gre-Nais - com uma vitória, um empate e uma derrota. O técnico gremista optou, nas três vezes, por armar uma equipe mais defensiva em relação às que vinham atuando antes do clássico. Walace foi a novidade em todos eles.
Mesmo com a equipe encaixada nos últimos jogos, o jovem volante pode ser mais uma vez a alternativa caso o técnico queira proteger a defesa - ele entraria para compor o meio com Fellipe Bastos e Maicon.
No primeiro Gre-Nal de Felipão no retorno, mesmo com apenas dois volantes, Ramiro foi utilizado na lateral direita e Pará jogou na esquerda para reforçar a marcação. Nos dois clássicos seguintes, Felipão usou três volantes e apenas dois jogadores no setor de criação.
Além de Walace, os únicos jogadores que foram titulares nos três clássicos sob o comando de Felipão foram Marcelo Grohe, Rhodolfo e Fellipe Bastos. Barcos, Dudu e Pará (uma vez em cada lateral) iniciaram duas partidas.
Gre-Nal 402
10/8/2014 - Brasileirão
Inter 2x0 Grêmio
Escalação: Marcelo Grohe; Ramiro, Werley, Rhodolfo, Pará; Walace, Fellipe Bastos; Dudu, Giuliano, Rodriguinho; Barcos.
Substituições: Fernandinho no lugar de Rodriguinho (intervalo); Luan no lugar de Dudu (22'/2°); Alán Ruiz no lugar de Giuliano (43'/2°).
Walace foi a grande surpresa do clássico 402, o primeiro de Felipão na volta ao Grêmio. Pouco conhecido à época, foi a aposta do técnico em sua estreia como titular entre os profissionais. Felipão optou por escalar três meio-campistas de marcação, sistema que não vinha sendo utilizado. O volante teve boa atuação, mas não evitou a derrota por 2 a 0 no Beira-Rio. Outras novidades foram Ramiro na direita e Rodriguinho no meio.
Gre-Nal 403
9/11/2014 - Brasileirão
Grêmio 4x1 Inter
Escalação: Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Geromel e Zé Roberto; Walace, Ramiro, Fellipe Bastos, Luan e Dudu; Barcos.
Substituições: Substituições: Giuliano no lugar de Ramiro (23'/2°); Alán Ruiz no lugar de Luan (28'/2°); Matheus Biteco no lugar de Alán Ruiz (40'/2°).
Walace novamente entrou no time em um Gre-Nal. Mais uma vez, Felipão optou por jogar com três volantes e escolheu o jovem para completar o trio em vez de Riveros, que vinha jogando. O reforço na marcação apoiou o trio ofensivo formado por Dudu, Luan e Barcos. A estratégia deu resultado e o time goleou por 4 a 1.
Gre-Nal 404
1/3/2015 - Gauchão
Inter 0x0 Grêmio
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Fellipe Bastos, Araújo, Douglas e Lincoln; Yuri Mamute.
Substituições: Giuliano no lugar de Araújo (intervalo); Everaldo no lugar de Yuri Mamute (30'/2°).
Com o time em reformulação, Felipão apostou em alguns jovens para o clássico na primeira fase do Gauchão. O sistema com três volantes foi adotado novamente - as peças eram Walace, Fellipe Bastos e Araújo. Sem Giuliano e Luan, lesionados, Douglas e Lincoln formaram o meio-campo. Yuri Mamute foi a grande novidade, fazendo sua estreia na temporada. O clássico terminou sem gols.
Titulares por posição
Goleiro: Marcelo Grohe (3)
Laterais-direitos: Ramiro, Pará, Matías Rodríguez
Zagueiros: Rhodolfo (3), Werley, Geromel, Erazo
Laterais-esquerdos: Pará, Zé Roberto, Marcelo Oliveira
Volantes: Walace (3), Fellipe Bastos (3), Ramiro, Araújo
Meias: Dudu (2), Giuliano, Rodriguinho, Luan, Douglas, Lincoln
Atacantes: Barcos (2), Yuri Mamute
Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play