Equilíbrio é a melhor palavra para definir os jogos que Grêmio e Botafogo já realizaram pelo Brasileirão desde 1967, ainda na época do Robertão. O retrospecto mostra 16 vitórias para os gaúchos, 15 para os cariocas e ainda 14 empates. Ainda são 63 gols gremistas contra 57 botafoguenses.
O primeiro duelo entre ambos, há 47 anos, terminou empatado em 0 a 0, no Olímpico. A primeira vitória tricolor ocorreu no ano seguinte, em confronto no Maracanã. O gol da vitória magra do Grêmio saiu dos pés de Alcindo.
O Grêmio passou de 1981 a 1998 sem conseguir vencer o Botafogo. Neste período, foram oito vitórias da equipe do Rio de Janeiro, e quatro empates. Todavia, os cariocas não vencem os gaúchos desde 2011. No último Brasileirão, os gremistas venceram os dois duelos: 2 a 1, na Arena, com dois gols de Vargas no 1º turno, e 1 a 0, no Maracanã, com Alex Telles indo às redes.
Nesta noite, os dois times voltam a se enfrentar. O jogo é pela 6ª rodada do Brasileirão e será no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, às 22h. Três pontos podem, com uma combinação de resultados, levar o Grêmio para a liderança do campeonato.
Confrontos internacionais
As duas equipes se enfrentaram apenas duas vezes em jogos válidos por competições fora do Brasil. Isso ocorreu em 1996. Nas oitavas de finais, o Grêmio empatou em 1 a 1, no Maracanã, e avançou à fase seguinte com um triunfo por 2 a 0, no Olímpico.