A última rodada da primeira fase do Gauchão 2024 vai definir o segundo rebaixado do torneio, o último classificado para o mata-mata, além de ser importante para confirmar os mandos de campo à fase decisiva da competição. Com todos os jogos sendo decididos a partir das 16h30min deste sábado (2), essas questões só serão resolvidas após o apito final.
Inter e Grêmio já estão garantidos com as duas primeiras posições da tabela, com o Colorado sendo líder. Cinco equipes brigam por duas vagas no G-4, o que possibilita atuar em casa nas quartas de final. Na briga pela oitava vaga, quatro equipes ainda podem se classificar, assim como esses mesmos quatro times lutam para não cair junto do Santa Cruz.
Veja os cenários de cada partida da 11ª rodada do Gauchão 2024
Avenida x São José
Neste jogo, a equipe mandante está brigando para não ser rebaixada, enquanto os visitantes visam terminar o campeonato no G-4.
- O Avenida está em 11º na tabela e não depende apenas de si na rodada. Em caso de derrota, o clube será rebaixado junto do rival Santa Cruz. Para não cair, o Periquito precisa vencer e torcer por derrota ou empate de Novo Hamburgo ou Ypiranga. Empatando o duelo contra o São José, o Avenida também foge do rebaixamento com derrota do Novo Hamburgo ou do Ypiranga, podendo terminar em 9º ou 10º na tabela. Ainda há a chance de classificação em oitavo, para encarar o Inter nas quartas de final, mas para isso é necessário o Periquito vencer e torcer contra Novo Hamburgo, Ypiranga e São Luiz.
- Já classificado, o São José entra em campo sem muita responsabilidade. A meta do Zeca é terminar dentro do G-4. Atualmente em quinto na tabela, com 14 pontos, o clube da Capital pode chegar aos 17 pontos se vencer. Com isso, o São José pode terminar em terceiro lugar, com derrotas ou empates de Guarany-Ba e Juventude na rodada. Caso apenas um dos dois tropecem, o Zeca termina em quarto e joga no Passo D'Areia nas quartas de final. Empatando contra o Avenida, o São José permanece em quinto com tropeços de Brasil-Pel e Caxias. Perdendo em Santa Cruz, o Zeca fica - na pior das hipóteses - em sétimo lugar e enfrenta o Grêmio, na Arena.
São Luiz x Santa Cruz
O duelo em Ijuí é importante apenas para o São Luiz, que luta para não cair e pode se classificar em caso de vitória. O Galo já está rebaixado e em último lugar.
- Uma vitória simples do São Luiz garante a equipe nas quartas de final para encarar o Inter, no Beira-Rio. Com 10 pontos na tabela, a equipe de Ijuí pode até empatar que dificilmente será rebaixada, pois dependeria do Avenida vencer sua partida e tirar um saldo de cinco gols. Por fim, caso o São Luiz seja derrotado, ele torce para que Avenida, Novo Hamburgo ou Ypiranga não vençam suas respectivas partidas.
- Sem pretensões no campeonato, o Santa Cruz é o último colocado com quatro pontos. Qualquer resultado não influencia em nada na sua tabela, mas uma derrota pode ajudar a rebaixar seu o maior rival: o Avenida.
Juventude x Inter
Neste duelo, as duas equipes estão classificadas, mas um bom resultado ajuda na fase de mata-mata para ter o mando de campo nos confrontos decisivos.
- O Juventude é o quarto colocado, com 15 pontos, e pode terminar o campeonato em terceiro. Para isso, é necessário vencer o Inter e torcer por uma derrota ou empate do Guarany-Ba. Para permanecer no G-4 e garantir um jogo ao menos no Alfredo Jaconi, o Ju pode até perder ou empatar, mas depende de tropeços de São José, Brasil-Pel e Caxias na rodada.
- O Inter já está garantido como melhor campanha na primeira fase e vai decidir as quartas e a partida de volta da semifinal no Beira-Rio. Para praticamente definir que o segundo jogo de uma possível final seja em casa, o Colorado precisa vencer o Juventude. Empatando ou perdendo, o Inter pode ver o Grêmio superar a sua campanha caso tropece em algum dos confrontos do mata-mata, dessa forma, um Gre-Nal na decisão seria decidido na Arena.
Ypiranga x Brasil-Pel
O confronto em Erechim terá uma equipe que briga contra o rebaixamento e outra que ainda pode chegar ao G-4.
- O Ypiranga é o primeiro time fora da zona do rebaixamento, com nove pontos. Para não cair, o Canarinho precisa vencer. Caso seja derrotado pelo Brasil-Pel, o clube torce por derrota do Avenida. Empatando, o Ypiranga se salva com derrota do Novo Hamburgo. Ainda há a chance do Canarinho se classificar em oitavo e enfrentar o Inter nas quartas. Para isso, precisa vencer e torcer por tropeços do Noia e do São Luiz.
- O Brasil de Pelotas é o sexto colocado e quer terminar do G-4 para ter a chance de jogar no Bento Freitas. Para isso, o Xavante precisa vencer e torcer por tropeços de Guarany-Ba, Juventude e São José. Empatando ou perdendo, o Brasil pode terminar entre quinto e sétimo, o que resultaria em jogo longe de Pelotas no mata-mata.
Novo Hamburgo x Caxias
O Estádio do Vale vai decidir a permanência do Novo Hamburgo no Gauchão, enquanto o Caxias ainda pode alcançar o G-4.
- A situação do Noia é bem parecida com a do Ypiranga. Vencendo em casa, escapa do rebaixamento e ainda pode se classificar em caso de tropeço do São Luiz. Empatando, torce por resultados negativos do Canarinho e do Avenida. Perdendo para o Caxias, apenas uma derrota do Canarinho ou do Avenida para salvar o Novo Hamburgo da queda.
- O Grená é o sétimo na tabela, com 13 pontos ganhos. Vencendo, pode terminar até na terceira posição, mas depende de derrotas do Guarany-Ba e do Juventude, além de tropeços do São José e do Brasil-Pel. Empatando ou perdendo, o Caxias se mantém na posição em que começou a rodada.
Grêmio x Guarany-Ba
Na Arena, as duas equipes já estão classificadas, mas um resultado positivo pode influenciar no mando de campo do mata-mata.
- O Tricolor está garantido em segundo na classificação, com 20 pontos. A vitória é importante para se manter próximo do Inter na pontuação. Qualquer tropeço do maior rival pode ajudar o Grêmio em uma possível final a decidir na Arena. Empatando ou perdendo, o torcedor gremista já pode colocar em mente que em um Gre-Nal na decisão, o jogo da volta será no Beira-Rio.
- O Guarany é o terceiro colocado, com 16 pontos e tem grandes chances de atuar casa nas quartas de final. Vencendo, a equipe de Bagé termina na mesma posição em que começou a rodada. Empatando, o Guarany pode terminar entre terceiro e sexto, enquanto uma derrota pode fazer o Alvirrubro terminar em sétimo, caso todos os rivais diretos vençam suas partidas.