O Gauchão é um campeonato de laços. Não apenas no sentido de criar vínculo com aquilo que é daqui. De fazer a junção entre o regional, com o futebol do Interior, e global, como a dupla Gre-Nal e suas conquistas mundiais. Mas, também, porque é uma das oportunidades para dar um laço no maior rival naquele jogo renhido. Ou, ainda, de marcar o gol da vitória e, quem sabe, o do título — em cima do laço.
Laço que o Grupo RBS ata há anos com o público ao levar as emoções da principal competição do nosso Estado. A partir do próximo sábado (20), mais uma vez a pelota começa a rolar por estes pagos. Mais uma vez a tela da RBS TV exibirá as principais partidas da competição. A Rádio Gaúcha, com a Rede Gaúcha SAT e suas plataformas digitais, contará tudo o que rolará na nossa querência para quem gosta de acompanhar no velho radinho de pilha e para quem está do outro lado do planeta, mas que não se desfaz de suas raízes.
O pontapé inicial será dado com o Caxias e Grêmio, às 16h30min de sábado, no Centenário. A cobertura só será encerrada quando o grito de é campeão parar de ecoar nos quatro costados do Rio Grande do Sul. Haverá, ainda, transmissões ao vivo nos canais SporTV e Premiere.
No meio digital, uma cobertura inédita será montada. Serão 40 partidas transmitidas ao vivo e com imagens por GZH e ge.globo/rs, sendo 36 delas de clubes do Interior. Pela primeira vez, GZH exibirá partidas da dupla Gre-Nal com imagens. Serão quatro confrontos com os dois maiores clubes deste rincão.
Clubes que valorizarão esta edição como pouca vezes fizeram. O Grêmio vai em busca de seu segundo heptacampeonato desta peleia pampeana. Maior vencedor do Gauchão, o Inter quer encerrar a soberania do seu maior adversário e recolocar suas digitais no troféu.
Os outros 10 participantes olham de soslaio para essa supremacia porque sabem que podem encerrar o fandango da Dupla. No ano passado, o Caxias chegou perto do bi, repetindo o que fez em 2020, faltando pouco para igualar o feito de 2000. Juventude, Brasil-Pel e Novo Hamburgo (último campeão estadual do Interior) também querem o segundo título. Vindo da Divisão de Acesso, o Guarany-Ba, único do Interior com duas conquistas, sonha com o tri. Avenida, Santa Cruz, São José, São Luiz e Ypiranga vislumbram a glória inédita.
— A transmissão dos jogos é apenas uma das pontas que nos conecta ao público. Todo o conteúdo que produzimos tem como intenção ligar o torcedor gaúcho com uma de suas maiores paixões. Mais do que partidas de futebol, queremos contar histórias que vão além de vitórias e derrotas em campo. Nossa intenção é narrar fatos que criem o sentimento de pertencimento e de identificação com quem nos acompanha. As histórias que contamos são diferentes, mas todas carregam consigo uma paixão em comum. Nosso conteúdo visa valorizar a nossa sociedade, além de renovar e fortalecer a relação identitária que o povo gaúcho tem com o futebol. Ao firmar este compromisso, criamos uma responsabilidade de se reinventar na criação de conteúdos multimídias com qualidade capaz de criar uma experiência única para quem acompanha o nosso trabalho — enfatiza Tiago Cirqueira, gerente-executivo de Esportes do Grupo RBS.
Então, separa a pilcha do time do teu coração que, a partir de sábado, o Gauchão será enlaçado pelos veículos do Grupo RBS, que te trarão todos os detalhes da competição em imagem, áudio e textos espalhados por RBS TV, Rádio Gaúcha, GZH, Zero Hora, Diário Gaúcho e Pioneiro. O Gauchão vai começar.