O próximo Gauchão terá uso do VAR a partir das quartas de final. A tecnologia será custeada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). A definição foi aprovada de forma unânime pelos representes dos clubes no Conselho Técnico do campeonato, realizado na tarde desta quarta-feira (29) na sede a entidade, em Porto Alegre.
De acordo com o presidente da FGF, Luciano Hocsman, a utilização do VAR em todos os jogos é inviável porque os clubes não conseguem arcar com o investimento.
— Ficou definido pelos clubes que o VAR vai ser utilizado somente a partir das fases de mata. Isso geraria um custo que não conseguiu ser absorvido pelos clubes. Eu, de uma maneira muito democrática, compartilhei isso com eles (clubes) e deixei isso a cargo deles também — afirmou o presidente.
Em 2023, o uso do VAR ocorreu a partir das semifinais, mas, antes, os clubes tinham a liberdade de custear o recurso em algum outro jogo, como ocorreu no Gre-Nal. Segundo a FGF, essa possibilidade não estará prevista no regulamento do ano que vem.
As quartas de final com partida única também serão uma novidade no Gauchão de 2024. A nova etapa terá jogo único, na casa do melhor classificado, que também terá a vantagem de se classificar com o empate. O campeonato seguirá com turno único na fase classificatória e jogos de ida e volta nas semifinais e na final.
O campeonato começará em 20 de janeiro e ocupará as 16 datas disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para os estaduais. As finais estão previstas para 31 de março e 7 de abril.
Os novos integrantes da Série A serão Santa Cruz e Guarany de Bagé, que subiram da Divisão de Acesso em 2023. Também estarão na primeira divisão: Grêmio, Inter, Caxias, Juventude, Ypiranga, São José, Brasil, Novo Hamburgo, Avenida e São Luiz.