O Campeonato Gaúcho chega para a última rodada da fase de classificação com disputa em aberto na última vaga para a semifinal, duas vagas na Série D e também contra o rebaixamento para a Divisão de Acesso. Há apenas uma definição em posição entre os quatro primeiros: a liderança para o Grêmio, único invicto da competição.
Além do Grêmio, Inter e Ypiranga estão garantidos na semifinais do Gauchão, ainda sem posições definidas. Depois de perder o Gre-Nal, o Colorado precisa vencer o Esportivo na última rodada para garantir o segundo lugar e a vantagem de decidir a semifinal no Beira-Rio sem depender de um tropeço do Ypiranga. Caso o Inter seja derrotado ou empate com o Esportivo, o Ypiranga será segundo colocado se vencer o Grêmio, na última rodada.
Disputa pela classificação
A última vaga na semifinal está em uma disputa Ca-Ju. Atual quarto colocado, o Caxias precisa de um empate contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul, para garantir a classificação. Se perder, o Grená ainda tem uma situação confortável. Nesse cenário, o Juventude só conseguirá ficar com o quarto lugar se vencer o Brasil de Pelotas, no Alfredo Jaconi, e descontar uma diferença de cinco gols de saldo a favor do seu rival no momento.
Série D
O Gauchão ainda dá três vagas na Série D do Campeonato Brasileiro. Elas são distribuídas aos clubes que não fazem parte das três primeiras divisões nacionais. O Caxias já garantiu seu lugar na Série D de 2024 independente do que aconteça na disputa da competição neste ano. Brigam por outras duas vagas Brasil de Pelotas, Novo Hamburgo e Avenida.
Brasil e Novo Hamburgo entram em vantagem e garantirão suas vagas se vencerem Juventude e São José, respectivamente. Para ficar com uma vaga, o Avenida precisará vencer o Caxias e torcer por tropeços de Brasil ou Novo Hamburgo. O Avenida até pode ir para a Série D em caso de empate com o Caxias. Esse cenário depende de uma derrota do Noia para o Zequinha.
Rebaixamento
Passadas dez rodadas, o Gauchão não tem nenhum time rebaixado para a Divisão do Acesso. A disputa pela permanência envolve três clubes e apenas um deles seguirá na elite. Atual 10º colocado, o São Luiz jogará contra o lanterna Aimoré, no 19 de Outubro, em um confronto direto contra o rebaixamento. Se vencer, o São Luiz garantirá sua permanência na elite. O time de Ijuí ainda pode evitar o rebaixamento com empate. Nesse caso dependerá de um empate ou derrota do Esportivo para o Inter, no Beira-Rio.
Para escapar da queda, o Aimoré precisa vencer o São Luiz e também torcer para que o Esportivo não bata o Inter. O cenário para que o Esportivo não caia depende de uma vitória do time de Bento Gonçalves sobre o Inter, no Beira-Rio. Além disso, será necessário que o São Luiz não vença o Aimoré.
Disputa pelo segundo lugar
- Inter garante se vencer o Esportivo
- Ypiranga será segundo se vencer o Grêmio e o Inter tropeçar contra o Esportivo
Última vaga na semifinal
- Caxias garante vaga se empatar com o Avenida
- Juventude precisa vencer o Brasil de Pelotas e torcer por derrota do Caxias, além de tirar diferença de cinco gols no saldo
Série D 2024
- Brasil de Pelotas se garante com um empate contra o Juventude ou tropeço do Avenida
- Novo Hamburgo se classifica com vitória sobre o São José ou tropeço do Avenida
- Avenida precisa vencer o Caxias e torcer por tropeços de Brasil ou Novo Hamburgo. Em caso de empate, precisa de derrota do Noia por dois gols de diferença.
Rebaixamento
- São Luiz garante a permanência se vencer o Aimoré. Ficará na elite em caso de empate desde que o Esportivo não vença o Inter
- Esportivo precisa vencer o Inter e torcer por tropeço do São Luiz
- Aimoré precisa vencer o São Luiz e torcer por um tropeço do Esportivo contra o Inter.