O meia Jean Deretti é mais um nome que atuou pelos dois finalistas do Gauchão 2022. Ele chegou ao Grêmio em 2013, vindo por empréstimo do Figueirense, como uma promessa das categorias de base do time catarinense. Já no Ypiranga, foi contratado em 2018 para a disputa da Série C, como um dos principais reforços da equipe para aquele ano.
A história de Deretti no futebol gaúcho começou em janeiro de 2013, ainda com 19 anos. O jogador, natural de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, era formado pelas categorias de base do Figueirense e considerado como uma revelação da equipe de Florianópolis.
O meia havia sido destaque do time catarinense na disputa do Brasileirão, em 2012, e também vinha de convocações para a seleção brasileira sub-20. Tanto que, como contrapeso no empréstimo de um ano e meio ao Grêmio, o clube gaúcho mandou Maylson, Felipe Nunes e Willian Magrão para o Figueirense.
Porém, apesar de empolgar na estreia diante do Esportivo, no Gauchão de 2013, o meia nunca conseguiu se firmar no clube. Chegou a trabalhar, inclusive, com o então auxiliar-técnico Roger Machado, hoje comandante do Grêmio na decisão do Estadual. Mas sofreu com lesões e fez apenas dois gols em 21 jogos pelo Tricolor, e foi dispensado após o término do período de empréstimo.
"Foram 20 meses maravilhosos, me sinto honrado de ter vestido a camisa desse grande clube. Agradeço a toda torcida pelo carinho que sempre teve comigo, mesmo nos momentos mais difíceis sempre estiveram presentes, confiando e acreditando no meu trabalho", escreveu o jogador quando deixou a equipe.
Depois de sair do Grêmio, passou por Joinville, Mogi Mirim e FC Dila, da Geórgia, antes de chegar ao Ypiranga, em 2018. Foi um dos principais reforços da equipe de Erechim para a disputa da Série C. Contudo, foram apenas 10 jogos e um gol marcado pelo Canarinho.
Após deixar o clube gaúcho, passou por FK Senica, da Eslováquia, Academica Clinceni, da Romênia, e voltou ao Brasil para jogar no Resende o Campeonato Carioca do ano passado. Mas retornou ao futebol romeno para atuar pelo Politehnica Iasi, da segunda divisão. Nesta temporada, foram seis jogos e um gol. Contudo, em 2022, ainda não entrou em campo.