Faltam duas rodadas e mais um jogo para o fim da primeira fase do Gauchão. Em um final de semana marcado pelo adiamento do Gre-Nal 435, o torneio teve outros dois clássicos, um na Serra e outro no Vale do Sinos.
Com os resultados da nona rodada, o Ypiranga assumiu a liderança da competição, ultrapassando o Grêmio. Novo Hamburgo e Caxias ingressaram no G-4 e fecham a zona de classificação. O Inter caiu para a quinta colocação, ficando fora da zona de classificação.
No pé da tabela, Juventude e Guarany seguem na zona de rebaixamento. A seguir, confira um resumo do que aconteceu no fim de semana do Estadual.
Juventude 0x0 Caxias
O Ca-Ju, no sábado (26), abriu a rodada. Não se deixe enganar pelo placar, o clássico foi bastante movimentado. O duelo teve confusão envolvendo torcedores e expulsões. Em um confronto no qual o Caxias foi mais perigoso e criou as melhores oportunidades, o 0 a 0 acabou sendo comemorado pelo lado grená. Já a torcida alviverde vaiou mais uma vez o seu time, que pouco apresentou no Estádio Alfredo Jaconi.
São Luiz 0X3 São José
Paulo Baier chegou no São José para afastar o clube da zona de rebaixamento. Até aqui o objetivo está sendo alcançado. No sábado, o time da Zona Norte da Capital venceu a segunda seguida ao aplicar 3 a 0 sobre o São Luiz, em Ijuí. O nome do jogo foi Fábio. Além de brilhar com defesas importantes, o goleiro fez um gol de pênalti. Cristiano abriu o placar e David marcou o terceiro do Zeca, que subiu para a oitava posição, com 11 pontos. O São Luiz saiu do G-4 e agora é o sexto, com 12 pontos.
Ypiranga 3x1 Guarany
O Ypiranga é o novo líder do Gauchão. O Canarinho não desperdiçou o adiamento do Gre-Nal e a chance de assumir a ponta da tabela. No domingo (27), o time de Erechim venceu o Guarany por 3 a 1 no Colosso da Lagoa. Os gols saíram no segundo tempo. Matheus Santos, Diego e Guilherme Beléa marcaram para o time de Erechim, que chegou a 18 pontos. Depois de sofrer a sexta derrota em nove jogos, o time de Bagé se manteve estacionado na lanterna, com cinco pontos.
Novo Hamburgo 2x1 Aimoré
O Novo Hamburgo levou a melhor no Clássico do Vale e deu um salto na tabela de classificação. Diante do seu torcedor, o Anilado venceu o Aimoré por 2 a 1, no domingo, ganhou quatro posições e agora é o terceiro colocado do Gauchão, com 14 pontos. No primeiro tempo, Michel Renner abriu o placar em cabeceada e Bustamante ampliou em cobrança de pênalti. Na etapa final, Sassá descontou para o Aimoré, que perdeu a chance de ingressar no G-4 e caiu para o nono lugar.
União-FW 1x1 Brasil-Pel
O jogo que encerrou a nona rodada terminou empatado na Arena União Frederiquense. Os gols saíram no primeiro tempo. Aos 16 minutos, após cobrança de escanteio, o lateral-esquerdo Sander, do União-FW, subiu mais alto para abrir o placar de cabeça. Dez minutos depois, o meia Marllon empatou de pênalti. Com o resultado, o Xavante ganhou uma posição: é o oitavo, com 12 pontos. Já o time de Frederico Westphalen continua como porteiro do Z-2: é o nono, com oito pontos, à frente do Juventude por ter uma vitória a mais.
Próxima rodada
Sábado - 5/3
16h30min - Novo Hamburgo x Grêmio
19h - Ypiranga x Caxias
Domingo - 6/3
16h - União-FW x São José
18h15min - Inter x Aimoré
19h - São Luiz x Brasil-Pel
19h - Juventude x Guarany