Enfrentando um surto de coronavírus, o Guarany-Ba informou que, com nove jogadores positivados para covid-19 após a realização de mais uma rodada de testes, o clube ainda tem 16 profissionais disponíveis para a partida desta quarta-feira (2), somados a mais dois atletas da base.
Com isso, tendo número superior ao mínimo exigido pelo regulamento do Gauchão para que a partida seja realizada, o confronto com Brasil-Pel está mantido para a noite desta quarta — o duelo será às 21h30min, no Bento Freitas.
Entretanto, o time não divulgou quais foram os jogadores que testaram positivo. Questionado se algum dos casos estava entre os titulares, a organização informou que ainda não há um time fixo para a competição, visto que nos dois jogos realizados até o momento escalações diferentes entraram em campo. A formação desta quarta será divulgada uma hora antes da partida, de acordo com o clube.
Conforme a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), o regulamento da competição estabelece que os jogos podem seguir a programação normal do calendário caso os clubes tenham, ao menos, 13 atletas imunes e/ou com exames negativos para a covid-19, que é o caso da equipe de Bagé.
Na segunda-feira, onze jogadores haviam testado positivo para covid-19. Novos exames foram então realizados na terça-feira por um laboratório credenciado pela FGF. Em entrevista a GZH, o diretor médico da equipe, Jorge Kae, afirmou que o Guarany-Ba vinha realizando testes a cada 10 dias em todos os jogadores e funcionários envolvidos. Todos os atletas estão vacinados.
Com partida marcada para esta quarta-feira, Brasil-Pel e Guarany-Ba se enfrentam no Bento Freitas, em Pelotas, pela terceira rodada do Gauchão. O Brasil está em oitavo lugar, com dois pontos, e o Guarany é o lanterna, ainda sem pontuar.