Restando um pouco mais de um mês para seu começo, previsto para 22 de janeiro, o Campeonato Gaúcho 2022 conta com equipes em estágio avançado na composição de elenco e com a pré-temporada em desenvolvimento. Embora 2021 tenha terminado no último final de semana para Grêmio, Inter e Juventude, que disputaram o último Brasileirão, e Novo Hamburgo, finalista da Copa FGF, times como Caxias e São Luiz têm o calendário livre para condicionar fisicamente seus jogadores e realizar movimentações no mercado.
SÃO LUIZ
O time de Ijuí, por exemplo, que começou sua pré-temporada na semana passada, está com o grupo do técnico Paulo Henrique Marques praticamente completo. Entre os destaques, estão as contratações dos volantes João Vieira e Paulinho Santos, que estavam no Caxias, o meia Cafu, ex-Esportivo, e o ex-colorado Taiberson.
BRASIL-PEL
Quem também está com o elenco quase completo é o Brasil-Pel, que aproveitou a reta final do Campeonato Brasileiro Série B, quando o rebaixamento já estava encaminhado, para reformular o grupo e encaminhar reforços. Chegaram ao Bento Freitas o goleiro Victor Brasil, os laterais Douglas Pato, Netinho, Henrique Ávila e Gabriel Araújo, os zagueiros Helerson, Rafael Castro e Fernando, os volantes Ruan e Karl, e os atacantes Luizinho, Bruno Paulo e Paulo Victor.
GUARANY DE BAGÉ
Ainda no Sul do Estado, o recém-promovido Guarany de Bagé ainda não tem treinador para disputar o Campeonato Gaúcho. No momento, não houve acordo com Badico, o comandante na Divisão de Acesso. No entanto, além da permanência da base da equipe, cinco reforços foram anunciados. O goleiro Éder Moreira, os volantes Rafael Carrilho e Lucas Hulk, o meia Juninho Tardelli e o atacante Eduardo.
UNIÃO FREDERIQUENSE
A outra novidade na elite do Gauchão é o União Frederiquense, que também encaminhou uma série de renovações de contrato do elenco campeão da Divisão de Acesso, além do técnico Daniel Franco. Como novidades, foram anunciadas as contratações do goleiro Marcos, o zagueiro Júnior Alves, o lateral-direito Itaqui e o meia Mazinho.
YPIRANGA
Em Erechim, com mudanças na comissão técnica, que perdeu Júnior Rocha para o Figueirense e agora é conduzida por Luizinho Vieira, o Ypiranga já anunciou 11 reforços. O goleiro Edson, campeão da Série C com o Ituano, é um dos destaques. Também chegaram os laterais Gedeílson e Gustavo Nogy, os zagueiros Marcão, Carlos Alexandre, Windson e Bruno Bispo, os meias Falcão, Marcelinho e Lorran, e o centroavante Hugo Almeida.
CAXIAS
Já na Serra, o mais adiantado é o Caxias, que anunciou o técnico Rogério Zimmermann ainda em outubro e já está na sua terceira semana de preparação. Os laterais Marcelo, Rennan Siqueira e Jonathan, o zagueiro Rafael Dumas, os meio-campistas Davi Lopes, Renan Oliveira e Diogo Sodré, e o centroavante Giovane Gomez são as contratações anunciadas. Além disso, o goleiro Marcelo Pitol e o zagueiro Thiago Sales renovaram contrato por mais um ano.
JUVENTUDE
O lado alviverde, contudo, começou a executar o planejamento para a temporada 2022 após o encerramento do Brasileirão, na semana passada, e dois reforços estão próximos de serem confirmados pelo Juventude: o goleiro César, ex-Londrina, e o meia Rodrigo Bassani, que estava no Figueirense. Porém, algumas das principais peças que disputaram a Série A por empréstimo, como o volante Guilherme Castilho, retornam aos seus clubes de origem. Enquanto isso, a transferência ou manutenção do jovem Sorriso vem sendo uma das pautas no Estádio Alfredo Jaconi. A outra foi a saída do goleiro Marcelo Carné, que acertou com o CSA.
AIMORÉ
Além de Caxias e São Luiz, o Aimoré também disputará o Campeonato Brasileiro Série D em 2022 e, por isso, já faz investimentos visando ao Campeonato Gaúcho, especialmente no ataque. O setor recebeu nos últimos dias Luis Soares, Vinicius Baiano, Sassá, Wesley Pacheco e Marcelinho.
NOVO HAMBURGO E SÃO JOSÉ
Mais atrasados nas contratações estão Novo Hamburgo e São José. Ambos pretendem manter a base do grupo de jogadores que disputou a Copa FGF — Dirceu de Castro, porém podem também acrescentar novos nomes. Enquanto o Zequinha irá manter o técnico Pingo, o Novo Hamburgo pretende anunciar uma nova comissão técnica na próxima semana.