Com o encerramento da Copa FGF - Dirceu de Castro, que teve o Glória como campeão, o calendário do futebol gaúcho foi encerrado neste domingo (12). Sendo assim, a próxima competição estadual será o Gauchão do ano que vem, com início previsto para 22 de janeiro.
Restando mais de um mês para o início da competição, boa parte dos clubes do Interior estão utilizando o período para montagem do elenco e realização de pré-temporada, enquanto os times que ainda estavam em atividade até a semana passada estão de férias. Projetando destaques do Estadual, GZH listou 10 nomes que devem chamar a atenção no Gauchão.
Sorriso - Juventude
Conhecido como um clube formador de atletas, o Juventude lançou, na última temporada, o atacante Sorriso ao time profissional. O atleta foi um dos destaques da equipe, principalmente na reta final do Campeonato Brasileiro, quando a equipe da Serra conseguiu se livrar do rebaixamento na última rodada, ao vencer o Corinthians por 1 a 0.
Atuando normalmente pelas pontas, o atacante de 20 anos fez 50 partidas em 2021, anotando quatro gols (um deles contra o Grêmio, na Arena) e quatro assistências. Porém, mesmo com contrato até o final de 2023 com o Ju, a presença de Sorriso no elenco do Gauchão ainda é uma dúvida. Seus representantes já admitiram que ele recebeu propostas para deixar o Estádio Alfredo Jaconi.
Bruno Paulo - Brasil-Pel
Revelado pelo Flamengo, o atacante Bruno Paulo também atuou em Vasco, Palmeiras, Bahia e Athletico-PR. Contudo, sua carreira realmente ganhou visibilidade com o vice-campeonato paulista do Osasco Audax, em 2016. Após a passagem pelo time do técnico Fernando Diniz, que também contava com Camacho, Tchê Tchê e Ytalo, Bruno Paulo garantiu um bom contrato no Corinthians, porém só entrou em campo uma vez. Em 2022, será o seu segundo período com a camisa do rubro-negro pelotense, que agora está na Série C do Brasileirão. A primeira foi em 2019, durante o Gauchão e a Série B, quando marcou dois gols.
Marcelo Pitol - Caxias
Figurinha carimbada no Interior, Marcelo Pitol prepara-se para disputar o 16º Campeonato Gaúcho na carreira e o quinto pelo Caxias. No clube desde 2019, o goleiro de 39 anos também teve uma outra passagem entre 2015 e 2017, conquistou um título do interior (2017) e a Copa Ewaldo Poeta — 1º turno do Gauchão — em 2020. Dentro da reformulação do elenco do Caxias para a nova temporada, ele é um dos membros da espinha dorsal de remanescentes, junto com o zagueiro Thiago Sales, e cotado para ser, mais uma vez, uma das lideranças do vestiário agora comandado por Rogério Zimmermann.
Windson- Ypiranga
Natural de Jaguarão, o zagueiro Windson está de volta ao Rio Grande do Sul para disputar o Campeonato Gaúcho pelo Ypiranga. Ele foi titular do Inter no vice-campeonato do Brasileiro de Aspirantes, em 2018, e foi um dos primeiros nomes anunciados pelo time de Erechim, que passa pelo processo de reformulação de seu elenco.
Everton Bala - São José
Na temporada em que o clube lutou pela permanência na Série C, o São José conseguiu revelar o atacante Everton Bala, de 22 anos. Destaque do Vera Cruz no último Campeonato Pernambucano, ele foi contratado pelo Zequinha na sequência e disputou 29 partidas, marcando oito gols. O bom desempenho do velocista, que marcou oito gols em 29 partidas, fez o time do Passo D'Areia estender o seu contrato para 2022.
Taiberson - São Luiz
No ano em que também irá disputar o Campeonato Brasileiro Série D, um dos clubes mais adiantados em formação de elenco é o São Luiz, que conta com o atacante Taiberson, de 27 anos. O ex-colorado busca uma retomada do futebol, já que não entrou em campo em 2021. Seu último clube foi o Rio Grande Valley, dos Estados Unidos. Antes, esteve no Caxias e no Veranópolis.
Lucas Silva - Aimoré
A sexta passagem de Lucas Silva pelo Aimoré tem uma média de quase um gol por jogo. O Imperador do Vale, apelido que ganhou da torcida capilé, marcou 14 gols em 15 partidas disputadas entre Série D e Copa FGF. Aos 31 anos, é a principal esperança da equipe comandada por Rafael Lacerda.
Mazinho - União Frederiquense
De volta à Primeira Divisão do Gauchão após sete anos, o União Frederiquense investiu na contratação de um camisa 10 com um bom currículo nacional para encarar o certame. Foi desse modo que o meia-atacante Mazinho, ex-Palmeiras, foi anunciado pela equipe de Frederico Westphalen. Mazinho estava no América-RN, depois de quatro anos no Oeste, clube em que foi artilheiro do Brasileirão Série B em 2017, com 16 gols. Em 2012, fez um dos gols do Palmeiras na semifinal da Copa do Brasil contra o Grêmio, quando os paulistas venceram por 2 a 0, no Estádio Olímpico.
Hector Bustamante - Novo Hamburgo
Destaque no Novo Hamburgo Campeonato Gaúcho de 2019, o paraguaio Héctor Bustamante retornou ao Estádio do Vale na disputa da última Copa FGF, depois de uma sequência de altos e baixos na carreira, quando passou por Atlético Goianiense, CSA, Operário-PR, Pelotas e Santa Cruz-PE. O baixinho de 26 anos fez quatro gols no vice-campeonato do Anilado, sendo um deles no clássico diante do Aimoré, na semifinal do certame.
Juninho Tardelli - Guarany-Ba
Irmão mais velho de Diego Tardelli, Juninho também é uma das figurinhas carimbadas do futebol gaúcho. Com passagem por Caxias, Porto Alegre, Cruzeiro-RS, Lajeadense, Ypiranga, Avenida, Inter-SM e, no último ano, pelo Esportivo, o meia agora é reforço do Guarany-Ba, recém promovido à Série A do Gauchão. Aos 38 anos, terá a missão de manter a equipe da Campanha na Primeira Divisão.