Taça no armário e dinheiro no cofre. O Glória é o campeão da Copa FGF 2021, a Taça Dirceu de Castro. Após vencer o primeiro jogo por 2 a 0, o time de Vacaria empatou com o Novo Hamburgo, neste domingo (12), no Estádio do Vale, em 1 a 1, e garantiu vaga na Copa do Brasil de 2022. A participação inédita na primeira fase da competição nacional vale aproximadamente R$ 600 mil.
Além disso, a equipe treinada por Alê Menezes estará na Recopa Gaúcha em 2022, contra o Grêmio, atual vencedor do Campeonato Gaúcho. Os gols do empate foram marcados por Tcharles, para o Glória, aos 11 minutos do primeiro tempo e Ruan, aos cinco do segundo tempo para o Noia.
O resultado é histórico. Campeão da Divisão de Acesso em 1988 e 2015, o time de Vacaria foi vice-campeão do torneio do segundo semestre da FGF, chamado de Copa Paulo de Souza Lobo, em 1997.
VANTAGEM AINDA MAIOR
Precisando do resultado, o Novo Hamburgo dominou o começo de jogo. Com dois minutos, o meia-atacante Hector recebeu dentro da área e o goleiro Gustavo fez ótima defesa. Logo em seguida, de fora da área, o centroavante Luan finalizou e novamente o arqueiro do Leão da Serra salvou e espalmou.
No entanto, aos quatro minutos, o Glória assustou. De fora da área, o lateral-diteito Alex Travassos arriscou e o goleiro Lucas desviou para escanteio. Aos 10, o Novo Hamburgo voltou a rondar a área. Em falta cobrada por Junior Timbó, o zagueiro Islan cabeceou e Gustavo defendeu.
No lance seguinte, o time de Vacaria conseguiu marcar e aumentar a vantagem. O goleiro do Leão repôs a bola, ela passou pela defesa do Nóia, mas não pelo atacante Tcharles, que dominou na meia-lua e bateu por cima do goleiro Lucas. Belo gol. Novo Hamburgo 0x1 Glória, com 11 minutos.
— A comemoração foi para minha esposa Andressa e meu filho Artur. Um gol muito importante. Já tínhamos a vantagem, agora conseguimos sair na frente. Sabemos da dificuldade do jogo — disse Tcharles, na saída do intervalo, em entrevista para a FGF TV.
Com o gol, o Glória precisaria tomar três para a decisão ir para os pênaltis ou quatro para perder o título. O Novo Hamburgo sentiu e demorou para voltar a assustar. Somente aos 18, o lateral-esquerdo Higor invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado. O goleiro Gustavo fez grande defesa e agarrou firme. Aos 29, o time da casa chegou em uma bola parada. Isla cabeceou na rede pelo lado de fora.
O Glória soube controlar o jogo e sair vitorioso na primeira etapa. E por pouco não aumentou. Aos 48, Tcharles finalizou dentro da área e o goleiro Lucas defendeu para escanteio. Foi a última chance. Fim do primeiro tempo: 1 a 0.
PRESSÃO DO NOIA
O Novo Hamburgo voltou para a segunda etapa com três mudanças. Entraram Kaio, Ruan e Márcio Jonatan. No entanto, aos quatro minutos, a primeira chance foi do Glória, em contra-ataque. Tcharles rolou para Salib que finalizou para fora. Na sequência, o Noia conseguiu empatar. Bustamante cruzou e Ruan cabeceou para o fundo da rede. Novo Hamburgo 1x1 Glória. Um minuto depois, o Novo Hamburgo quase virou. A zaga do Gloria falhou Marcio Jonatan finalizou perto da trave direita.
O time da casa cresceu na segunda etapa e pressionou. Aos 13 minutos, o centroavante Luan finalizou e o goleiro Gustavo mandou para escanteio. O Novo Hamburgo seguia rondando a área do Glória, que se defendia bem. Além disso, Gustavo era protagonista em intervenções importantes para segurar o ímpeto do adversário. Aos 32, em cruzamento para área, Luan cabeceou e o camisa 1 novamente defendeu.
Aos 44, o centroavante Brandão atingiu o jogador do Novo Hamburgo com o cotovelo e foi expulso. Com um a menos, a equipe de Vacaria recuou e segurou a pressão, que ainda teve uma dose extra de drama. Aos 51, bola na mão de um jogador do Glória e pênalti para o Novo Hamburgo. Bustamante bateu para fora e Roger Goulart apito o final da partida.
O Leão da Serra mostrou sua força e segurou até o fim. Glória campeão da Copa FGF, a Taça Dirceu de Castro. Glória na Copa do Brasil 2022.
Confira a galeria de imagens do fotógrafo Antonio Valiente
Ficha Técnica
Novo Hamburgo 1x1 Glória
Copa FGF - Taça Dirceu de Castro - Final - 2º jogo
Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Data: 12/12/2021
NOVO HAMBURGO
Lucas; Camargo (João, 19/2º), Micael (Ruan, int), Islan e Higor; Gabriel Luiz (Kaio, int), Felipe Guedes, Hector, Junior Timbó (Marcio Jonatan, int)); Michel (João Antõnio, 31/2º) e Luan. Técnico: Edinho Rosa
GLÓRIA
Gustavo; Alex Travassos (Gabriel, 41/2º), Junior Fell, Xandão e Saldanha; Marcel, Dionathan, Salib (Marcelo Passos, 6/2º)e Jeferson; Tcharles (Romário, 24/2º)e Brandão. Técnico: Alê Menezes
Gols: Tcharles, aos 11 minutos do primeiro tempo; Ruan, aos cinco do segundo tempo
Árbitro: Roger Goulart, auxiliado por Tiago Kappes Diel e Fabrício Lima Bassegio
Cartões Amarelos: Micael, João e Edinho Rosa (NH); Gustavo (Glória)
Cartão vermelho: Brandão (Glória)