O Inter foi o primeiro time a garantir lugar na final do Gauchão 2021. Com a vitória por 4 a 1 sobre o Juventude, reverteu a desvantagem depois de ter perdido o jogo de ida por 1 a 0. Agora, aguarda o adversário, que sairá do jogo entre Grêmio e Caxias neste domingo — o Tricolor venceu por 2 a 1, na ida, em Caxias do Sul. O segundo classificado à final também definirá a ordem dos mandos de campo da final.
Se o Grêmio passar
O Inter terminou a fase de classificação com 23 pontos. Com uma vitória e uma derrota nas semifinais, foi a 26. O Grêmio, que terminou a primeira fase com 24 e venceu a ida contra o Caxias, já tem 27. Portanto, seja qual for o cenário, o Grêmio teria a melhor campanha em caso de classificação.
Desta forma, se houver Gre-Nal na decisão, o primeiro jogo será no Beira-Rio, no dia 16, e a volta seria na Arena, no dia 23.
Se o Caxias passar
O Caxias terminou a primeira fase com 17 pontos. Se passar à final, terá 20 na classificação geral — em desvantagem em relação ao Inter. Assim, se o time da Serra avançar, mandará o primeiro jogo da final no Centenário. O Inter teria a chance de decidir no Beira-Rio.
O Grêmio venceu por 2 a 1 e, com isso, joga por qualquer vitória ou empate na Arena. O Caxias precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar no tempo regulamentar. Como não há gol fora de casa como critério de desempate, qualquer vitória do Caxias por um gol de diferença levaria a decisão da vaga aos pênaltis.