Há menos de um mês em Porto Alegre, Miguel Ángel Ramírez será apresentado pessoalmente ao maior clássico gaúcho, neste sábado (3), tendo Renato Portaluppi, o técnico mais longevo do Brasil, como anfitrião na casamata adversária. O espanhol pretende montar a escalação titular mais competitiva possível do Inter para tentar superar o Grêmio, que pode assumir a liderança do Campeonato Gaúcho com uma vitória simples.
O Tricolor entrará em campo na Arena, às 22h15min, contando as horas que terá para, depois do jogo, descansar, avaliar o grupo, viajar e preparar o time que enfrentará o Independiente del Valle na quarta-feira (7), pela terceira fase preliminar da Libertadores. Geromel e Kannemann ficam de fora do Gre-Nal, e apenas o argentino tem chance de jogar em Quito. Rafinha, último reforço apresentado, também não enfrenta o Inter. O goleiro Brenno fará seu primeiro clássico como titular pelo time profissional.
Se a base do time de Renato sofre algumas alterações para encarar o rival, a escalação do Inter planejada por Ramírez pode ser totalmente diferente dos times selecionados nas últimas cinco partidas. A probabilidade maior é que a linha defensiva e os pilares do meio de campo se repitam, porém, nenhum goleiro ou atacante é visto como garantido no clássico 430. Isso porque a comissão técnica levará em conta cada peculiaridade do jogo e deficiência do adversário para buscar vantagem dentro das quatro linhas.
Será o nono técnico colorado que Renato Portaluppi enfrenta comandando o Grêmio. O retrospecto recente da rivalidade é melhor para ele: o Tricolor não perde para o Colorado na Arena desde 2014. O Gre-Nal 429, o mais recente, no entanto, terminou com vitória do Inter de virada, por 2 a 1, no Beira-Rio, ainda sob o comando de Abel Braga.
Em caso de vitória gremista, o Gauchão terá novo líder. O Grêmio tem três pontos e uma partida a menos do que o primeiro colocado Inter, que soma 17. Um triunfo no clássico encaminha a classificação para as semifinais, pois faltarão apenas duas rodadas para o fim da primeira fase do Estadual.