Mesmo com a pandemia do coronavírus, o retorno das torcidas aos estádios é uma pauta pensada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para o Gauchão 2021. Com a repercussão do projeto de lei protocolado pelo vereador Mauro Pinheiro (PL) pedindo liberação de 25% do público nos estádios de Porto Alegre, a entidade se manifestou a favor da medida.
Mas a ideia da FGF é expandir a liberação. Em contato da reportagem de GZH com a entidade, o presidente Luciano Hocsman afirmou que já tem conversas encaminhadas com o governo do Estado para que a medida seja válida em todos os estádios do Rio Grande do Sul.
— A FGF vem acompanhando esses movimentos e fazendo algumas conversas preliminares com o governo estadual e os governos municipais, buscando, a médio prazo, possibilitar gradativamente o retorno das torcidas aos estádios. Mas isso sempre observando e trabalhando em conjunto com os órgãos governamentais e os clubes — declarou.
Hocsman destacou que os clubes são a favor da medida e ressaltou que tudo seria feito de acordo com o plano do Estado no combate à pandemia:
— Com os clubes, já tivemos algumas conversas no sentido de montar uma operação que seja segura e viável, observando os quatro pilares do governo para o combate à pandemia, que são: redução da capacidade, distanciamento, álcool em gel e uso de máscara.
Um projeto, segundo Hocsman, será feito e apresentado ao Estado. O objetivo é que, quando o governo achar que o momento é apropriado, os times possam colocar o plano em execução imediatamente.