No primeiro ano desde que voltou da Divisão de Acesso, o Esportivo já se garantiu na semifinal do returno do Gauchão. No primeiro turno, o time da Serra ficou muito próximo de garantir a classificação, mas acabou com um ponto a menos do que o Grêmio no grupo B. Os méritos do adversário do Inter na briga por uma vaga na final da Taça Francisco Noveletto não são de agora, apesar de ainda não ter perdido desde o retorno do campeonato.
Desde que caiu, em 2014, o clube quase foi rebaixado para a Terceirona, em 2016. A partir dali, começou uma reestruturação para voltar a primeira divisão gaúcha até o ano do seu centenário (2019), o que acabou ocorrendo com o vice-campeonato da Divisão de Acesso. A equipe de Bento Gonçalves passou por uma recuperação financeira e contou com o retorno do apoio da comunidade empresarial da cidade, algo que havia sido perdido. Esses fatores possibilitaram com que o clube pudesse formar um elenco competitivo a nível estadual.
Outro motivo que colaborou para o sucesso do Esportivo nesse Gauchão foi a união do grupo de jogadores, que acabou criando um laço com o clube. A própria comissão técnica do acesso para a primeira divisão foi mantida. A confiança estabelecida entre atletas e direção acabou se tornando algo que fortaleceu o elenco. Isso ficou evidenciado na redução de 70% da folha salarial durante a pandemia de coronavírus.
— Essa redução foi aprovada por unanimidade pelo grupo e pela comissão. Acho que nenhum clube teve uma redução tão grande. Isso ajudou o time a manter o mesmo elenco e a estrutura mínima para essa reta final de Gauchão — relata Kevin Sganzerla, setorista do Esportivo pelo Portal NB Notícias, de Bento Gonçalves.
Mesmo com o elenco reduzido (cerca de 23 jogadores), o time tem jogadores com bagagem no futebol. O goleiro Renan, o zagueiro Cleiton, o meia Galiardo e o atacante Marcão formam a espinha dorsal da equipe do técnico Carlos Moraes, mas o banco também tem ajudado nas últimas rodadas. Contra o Ypiranga e o Juventude, jogadores que entraram no decorrer das partidas garantiram os pontos para o Tivo. Aumentando a invencibilidade da equipe, que já dura quatro partidas, o que levou o time à classificação para as semifinais.