Após a prefeitura de Porto Alegre vetar a realização do Gre-Nal no Beira-Rio, no início da tarde desta sexta-feira (17), o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, disse que Caxias do Sul e Bento Gonçalves são as opções de sedes do clássico marcado para próxima quarta-feira (22).
— Estamos trabalhando com as cidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Teremos ainda de fazer alguns contatos para a montagem da tabela. Hoje à tarde teremos essa definição – afirmou Hocsman em entrevista à Rádio Gaúcha.
O presidente da FGF ainda ressaltou que é preciso ter cautela antes de uma definição sobre o local Gre-Nal. E que ouvir os dirigentes e prefeitos das cidades aptas a receber o clássico, mas admitiu que Bento Gonçalves é a sede mais provável porque não receberá nenhum jogo da próxima rodada do Gauchão.
— Fazer o Gre-Nal em Bento Gonçalves é o menos impactante porque nesta primeira rodada não tem jogos lá. Vamos ainda conversar com os clubes, mas hoje seria o menos impactante — afirmou.
Além do Gre-Nal, o Gauchão tem outros quatro jogos marcados para Porto Alegre na fase classificatória. Hocsman admitiu que será preciso repensar a tabela da competição. É possível que confrontos tenham mudança de sede para acomodar todas as rodadas no período previsto.
Sobre a decisão de vetar jogos em Porto Alegre, Luciano Hocsman disse respeitar a prefeitura, mas garantiu que a FGF e os clubes fizeram tudo que estava ao alcance para a realização das partidas com segurança.
— Nós chegamos dentro do limite que poderíamos chegar. Mais do que a FGF e os clubes da Capital se propuseram a fazer, não dá. Nós entendemos o momento em que estamos passando com a pandemia, mas a situação de comparar o futebol com outras atividades não me parece adequado. No momento em que há o retorno do futebol sem a presença de público, apenas com profissionais no campo, há uma comparação indevida. O futebol está quase sendo submetido a um lockdown — criticou.