A atualização do governo do Estado nas cores das bandeiras que definem as normas de distanciamento controlado, que tornou as restrições mais severas em várias regiões gaúchas, aumentou as dúvidas sobre a possibilidade de o Gauchão retornar em 19 de julho. A data era trabalhada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) até a última semana. Em razão disso, o São Luiz, de Ijuí, resolveu adiar a reapresentação do elenco, que estava marcada para a próxima terça-feira (16).
— Não adianta nós querermos treinar se a pandemia está crescendo cada vez mais. Temos de ter cuidados, porque a volta dos treinos gera um custo alto ao clube — afirmou o presidente do São Luiz, Pedro Pittol.
As mudanças complicam a ideia da Federação Gaúcha de realizar a reta final do Gauchão com sedes reduzidas, em Porto Alegre e na Serra – região que passou a ter a bandeira vermelha, de alto risco. Mesmo que Ijuí não tenha tido sua situação alterada, o São Luiz vai esperar pela resultado da reunião do presidente da FGF, Luciano Hocsman, com o governador Eduardo Leita na próxima quinta-feira (18) para definir uma nova data para recomeço dos treinos.
— Estamos juntos com a Federação, mas temos de ter cautela. Vamos esperar uma clareza melhor de quando vai iniciar o campeonato — completou Pittol.