A decisão de suspender o Campeonato Gaúcho por 15 dias foi tomada pelos clubes e Federação Gaúcha de Futebol na manhã desta segunda-feira (16), no plenário da entidade. Porém, outras alternativas foram ventiladas e defendidas durantes as discussões dos representantes das equipes. Uma delas é de declarar o Caxias o vencedor do torneio no caso de a competição não ser retomada.
O presidente do Novo Hamburgo, Raul Hartmann, manifestou-se abertamente sobre o tema. Para ele, a medida definitiva era viável.
— Neste momento, se tivesse que tomar uma decisão, eu votaria por declarar o Caxias campeão por mérito e encerrar a competição — admitiu o mandatário.
Há um temor entre os times que não possuem calendário no segundo semestre de que as folhas salariais adicionais pesem financeiramente. Essa alternativa pode ser retomada em caso de agravamento do cenário do coronavírus no Rio Grande do Sul.
— Depois dessa parada, será difícil o campeonato retomar. Aí o campeonato de 2020 já tem um campeão que é o Caxias. Ontem (domingo), houve essa rodada com portões fechados. A FGF pediu um prazo de 15 dias para a gente pensar coletivamente soluções — disse Ronaldo Vieira, presidente do Aimoré.
Durante o período de recesso, um gabinete de crise será montado pela FGF. Um infectologista será buscado para auxiliar os dirigentes nas decisões. A expectativa é que, até mesmo antes do final do prazo, novas reuniões decidam o rumo do torneio.