O futuro do Campeonato Gaúcho 2020 ainda está em aberto. Em vigência, a paralisação por 15 dias do Estadual se encerrá ao final de março. Só então a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), juntos com os 12 clubes da primeira divisão do torneio, analisará a situação da pandemia de coronavírus para traçar um rumo ao Gauchão.
A possibilidade de encerramento do campeonato é uma das opções levantadas pelos times, por falta de datas e condições financeiras dos clubes do Interior. No entanto, se decidirem pelo cancelamento, o Caxias deve ser declarado campeão ou seria mais justo que o campeonato terminasse sem um vencedor?
GaúchaZH conversou com as direções dos 12 clubes do Gauchão 2020. Quatro deles são a favor do Caxias levar o título para o Centenário (Aimoré, Caxias, Novo Hamburgo e São Luiz), seis preferiram ainda não se pronunciar (Esportivo, Grêmio, Inter, Juventude, São José e Ypiranga) e apenas dois acreditam que o torneio deverá encerrar sem um campeão (Pelotas e Brasil-Pel). Confira as opiniões do clubes:
Aimoré
Ronaldo Vieira, presidente do Aimoré
"Caxias deve ser o campeão".
Brasil-Pel
Giovani Alcântara, vice-presidente de futebol do Brasil-Pel
"A opinião do clube é de que, se houver suspensão do campeonato, não tenha campeão".
Caxias
Paulo César Santos, presidente do Caxias
"Minha opinião é bem concreta: somos o único time que pode merecer o título de campeão gaúcho de 2020. Acredito ter o apoio de 80% dos demais times".
Esportivo
Laudir Picoli, presidente do Esportivo
"Não temos essa posição porque vamos tomar uma decisão conjuntamente em uma nova reunião. Acredito que as decisões mais acertadas são aquelas que decidem em conjunto".
Grêmio
Resposta da assessoria de imprensa do Grêmio
"O Grêmio não tem nenhuma posição sobre isso no momento".
Inter
Alexandre Chaves Barcellos, vice-presidente eleito do Inter
"Acho que é muito cedo para a gente falar sobre isso, sobre o Gauchão. Acho que a probabilidade maior é de que o Gauchão não saia, mas é muito cedo para a gente falar sobre isso".
Juventude
Walter Dal Zotto Jr., presidente do Juventude
"Acho que todas estas questões devem ser discutidas numa próxima reunião dos clubes juntamente com a FGF. Neste momento temos de pensar em prol do coletivo e não do individual".
Novo Hamburgo
Raul Hartmann, presidente do Novo Hamburgo
"Sim, neste momento apoio que o Caxias seja declarado campeão".
Pelotas
Gilmar Schneider, presidente do Pelotas
"O justo é que não tenha campeão".
São José
Luciano Oliveira, gerente executivo do São José
"O São José, com relação a essa situação, prefere aguardar uma posição da FGF, e que tão logo tenha uma decisão a gente deverá se manifestar".
São Luiz
Pedro Pittol, presidente do São Luiz
"Somos a favor do encerramento do Estadual e concordamos que o Caxias seja declarado campeão".
Ypiranga
Adilson Stankiewicz, presidente do Ypiranga
"Não temos opinião formada neste sentido, enquanto clube. Estamos aguardando a posição da FGF que, por enquanto, suspendeu o campeonato para que depois sejam apresentadas as opções".