O Gre-Nal do próximo sábado (15), pela semifinal do primeiro turno do Gauchão, será o primeiro de um ano que pode ter até 13 jogos entre Grêmio e Inter. Caso o número seja atingido, será um recorde na história do clássico, superando as 10 partidas em 1978 e 1987.
Para que isto ocorra, no entanto, a Dupla ainda precisa passar por alguns desafios ao longo da temporada. No momento, apenas quatro jogos entre os rivais estão garantidos: o deste sábado, um pela fase de grupos no segundo turno do Estadual (21/3) e dois do Campeonato Brasileiro.
Com a vitória colorada sobre a Universidad de Chile, a possibilidade de clássico pela Libertadores segue viva. Caso o time de Eduardo Coudet passe pelo Tolima, ficará no Grupo E, o mesmo do Grêmio, e garantirá mais dois Gre-Nais. Se tricolores e colorados avançarem na chave, podem se encontrar ainda no mata-mata do torneio, fazendo mais dois confrontos.
A Copa do Brasil também pode reservar duas noites de emoção para os gaúchos. Como tanto Grêmio quanto Inter entram na competição direto nas oitavas de final, a chance de encontro é a partir das quartas. Isto dependerá do sorteio que define as chaves – em 2019, por exemplo, o sorteio definiu que os rivais só se enfrentariam na decisão.
Os outros três encontros podem ocorrer pelo Campeonato Gaúcho. Caso um dos dois conquiste o primeiro turno do Gauchão, garantirá vaga na finalíssima. No segundo turno, além do confronto pela fase de grupos, podem novamente duelar na semi ou na final. Se o campeão do returno for um dos dois, mas não o mesmo que levou a Taça Edwaldo Poeta, haverá mais duas partidas para decidir o título do Rio Grande do Sul.
Gre-Nais em 2020
Garantidos (quatro)
- 15/2: semifinal do primeiro turno do Gauchão (Taça Edwaldo Poeta)
- 21/3: quarta rodada do segundo turno do Gauchão (Taça Francisco Novelletto)
- Sem data: primeiro turno do Brasileirão
- Sem data: segundo turno do Brasileirão
Possíveis
Libertadores (quatro)
- 12/3: segunda rodada da fase de grupos, na Arena
- 8/4: quarta rodada da fase de grupos, no Beira-Rio
- Sem data: jogo de ida pelo mata-mata
- Sem data: jogo de volta pelo mata-mata
Copa do Brasil (dois)
- Sem data: jogo de ida pelo mata-mata (a partir das quartas de final)
- Sem data: jogo de volta pelo mata-mata (a partir das quartas de final)
Gauchão (três)
- 05/4 ou 12/4: semi ou final do segundo turno (Taça Francisco Novelletto)
- 19/4: jogo de ida da grande final
- 26/4: jogo de volta da grande final