Para quem tem saudade de jogos da Dupla, a quarta-feira (19) agrada a colorados e gremistas. Às 15h, um Gre-Nal decide o finalista do Estadual sub-20. A partida será no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Como o primeiro jogo foi 2 a 2 na casa colorada, os gremistas jogam pelo empate em 0 a 0 e 1 a 1. Ao Inter, servem empates a partir do 3 a 3. Novo 2 a 2 leva a pênaltis. Quem vencer, obviamente, avança e terá São José ou Guarani-VA como adversário na busca pelo título.
O Grêmio chega à semifinal invicto. Foram 16 jogos, com 11 vitórias e cinco empates. O time marcou 55 gols, o mais positivo da competição. Internamente, o clube aposta no atacante Elias, um dos goleadores da equipe, com sete gols. No meio, há elogios aos volantes Jhonata Varela (que já foi usado no grupo de transição) e Fernando Henrique, chamado à Seleção Brasileira sub-18. O capitão da equipe é o zagueiro Rafael Costa, destacado pela imposição e pela consistência defensiva. A equipe conta com muitos jogadores de 18 anos e até da categoria sub-17.
Segundo o técnico Cesar Lopes, a temporada tinha como objetivo remontar a categoria depois da Copa São Paulo, além de subir jogadores para o grupo de transição.
— Ficamos contentes com o resultado que conseguimos alcançar até aqui no Campeonato Gaúcho, nesses três meses de trabalho. Rapidamente os jogadores assimilaram nossa proposta, aliando desempenho com os resultados, chegando de maneira invicta nas semifinais. É um trabalho em que estamos usando vários jogadores, rodando bastante o elenco. Assim proporcionamos vivências para ao garotos, com jogos de maior imposição. Estamos confiantes para a sequência do Estadual — disse o treinador.
Do lado colorado, a campanha até a semifinal teve 16 jogos, oito vitórias, cinco empates e três derrotas. O time marcou 41 gols e levou 17. O centroavante Caio é um dos nomes que gera mais expectativa entre os colorados. O zagueiro Volnei, o lateral-esquerdo Erik e o atacante Guilherme Pato também são tratados como futuras promessas para a equipe principal. Na quarta-feira, a equipe fez o último treino antes do clássico. Houve trabalho especial de cobranças de pênaltis.
— Nestes últimos dias, procuramos fazer alguns ajustes pontuais na parte tática. Acredito que teremos mais um duelo difícil e de muito equilíbrio, como é típico de um Gre-Nal, ainda mais nessa etapa da competição. Então, temos que entrar em campo sem pensar na questão do saldo qualificado, mas simplesmente querendo ganhar o jogo e conquistar a classificação. Se tivermos o poder de reação e o espírito de luta que demonstramos no primeiro confronto, temos totais condições de chegar a decisão mais uma vez — declarou o técnico Fábio Matias.
O Grêmio deve jogar com Adriel; Vanderson, Heitor, Rafael Costa e Matheus Nunes; Jhonata Varela, Fernando Henrique e Rildo; Fabio, Elias e Hernandes.
O provável Inter tem: Emerson Júnior, Carrijo, Volnei, Pedro Henrique, Erik; Jonathan, João Lucas, Fernando e Dudu; Guilherme Pato e Caio.
Não há cobrança de ingressos para os torcedores. O estacionamento custa R$ 10.