Nesta quarta-feira (20), às 21h30min, o Inter receberá no Beira-Rio seu algoz na decisão do Gauchão 2017. Naquele ano, o Novo Hamburgo entrou para a história do futebol gaúcho ao vencer o Estadual de ponta a ponta. Foi o melhor time da fase de classificação, jogou seis vezes contra a dupla Gre-Nal sem nenhuma e, na final, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, bateu o Inter por 3 a 1 nas penalidades, após empate em 1 a 1 no tempo normal (2 a 2, no jogo de ida, em Porto Alegre).
À época, a equipe colorada era treinada por Antônio Carlos Zago, demitido 21 dias depois da perda do título. O Inter havia sido rebaixado no Brasileirão 2016 e disputaria a Série B naquela temporada. Dois anos depois, de volta à elite do futebol brasileiro, conseguiu uma vaga na Libertadores 2019.
No Centenário, Zago escalou o time com: Danilo Fernandes; William, Léo Ortiz, Víctor Cuesta e Ernando; Rodrigo Dourado, Uendel, Edenilson, D’Alessandro e Nico López; Brenner.
Para o confronto desta quarta, a provável escalação que o técnico Odair Hellmann colorará em campo terá: Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Dourado, Edenilson, D'Alessandro, Guilherme Parede e Pottker; Pedro Lucas.
Ou seja, apenas Cuesta, Dourado, Edenilson e D'Alessandro seguem no time. Nico López, suspenso, também estaria.
O heroico Novo Hamburgo também mudou bastante. O técnico Beto Campos, que comandou a campanha do título, morreu em julho de 2018, vítima de um infarto fulminante.
O time que superou o Inter tinha: Matheus; Léo, Júlio Santos, Pablo e Assis; Amaral, Jardel, Preto e Juninho; Branquinho e João Paulo. No Gauchão 2018, o Novo Hamburgo brigou para não cair até a última rodada e terminou a fase de grupos na 10ª colocação.
Hoje, a fotografia da equipe é praticamente toda diferente da que surpreendeu o Rio Grande do Sul há dois anos. O Novo Hamburgo é comandado pelo técnico Bolívar e já garantiu classificação para a próxima fase.
Apenas Juninho e Amaral seguem no time titular. Preto, capitão da conquista de 2017, é reserva. O provável time que entrará em campo nesta quarta terá: Gustavo; Ednei, Fred, Luis Gustavo, Neuton; Amaral, Willian Schuster, Mossoró; Juninho, Héctor Bustamante e Leandro Cearense (Rodrigo Paulista).