Afastado há quatro anos da elite do Gauchão, o Pelotas volta repaginado ao principal campeonato do Estado. Depois de conquistar o título da Divisão de Acesso de 2018 e de ser eliminado da Copa Wianey Carlet, o time mudou bastante. Saiu o técnico Paulo Porto e entrou o paraguaio Diego Gavilán, ex-meia da dupla Gre-Nal, que começa sua carreira de treinador pelo Sul.
Ele apostou em alguns compatriotas, como o atacante Julio Santa Cruz (irmão do ídolo Roque Santa Cruz) e o lateral Aquilino Giménez, que teve passagens por Sportivo Luqueño e Olimpia. Além deles, o time tem alguns nomes bastante conhecidos, como o lateral-direito John Lennon, que passou até pelo Cruzeiro, o zagueiro Dão e o volante Reinaldo Dutra, um dos mais destacados da pré-temporada.
— Temos um grupo forte, nos cobramos diariamente para aproveitar o máximo dos treinamentos e iniciar o Gauchão 100% ligados — disse Reinaldo.
O time terá um prejuízo neste início de Gauchão. Punido por atos violentos em 2018, o Pelotas jogará a primeira partida em Rio Grande, no Aldo Dapuzzo, e mais dois jogos sem torcida atrás dos gols.
Time-base: Airton, Gimenez, Dão, Felipe e Wallace; Makelele, Germano, Reinaldo Dutra, John Lennon e Jarro; Giovane Gomes.
- Esporte Clube Pelotas
- Fundação: 11/10/1908
- Estádio: Boca do Lobo, Pelotas
- Número de participações: 53
- Melhor resultado: campeão (1930)
- Figurinhas carimbadas: John Lennon (lateral-direito), Dão (zagueiro), Giovane Gomez (atacante)
- Craque: Reinaldo Dutra (volante)
- Técnico: Diego Gavillán