Faltando um mês para o Gauchão, os 10 times que desafiam a dupla Gre-Nal intensificam a preparação. À exceção do Brasil-Pel, todos os demais estão em pré-temporada. Na noite desta quarta-feira (19), começou a Copa Cadilles, em Ijuí, um torneio amistoso entre São Luiz, Veranópolis e Pelotas. Outros times também marcaram jogos-treino e amistosos. Veja um panorama das equipes.
Um dos times que subiu da Divisão de Acesso, o Aimoré, de São Leopoldo, começou a treinar no dia 4 de dezembro. O técnico Gelson Conte e 13 jogadores foram mantidos do grupo que disputou a Copa Wianey Carlet e chegou às quartas de final. Para o Gauchão, já foram apresentados 11 reforços. Destaque para o goleiro Lúcio (ex-Caxias), para o volante Gilson (ex-Brasil-Pel) e para o meia Wagner (ex-Cruzeiro-RS). Nesta quarta, o time fez o primeiro amistoso da pré-temporada. Enfrentou o Sapucaiense, no campo da Lomba Grande, em Novo Hamburgo, e venceu por 3 a 1.
O campeão da Copa Wianey Carlet anunciou a contratação do lateral-esquerdo Romano. O jogador de 31 anos teve passagens destacadas no São Paulo-RG e no Veranópolis, além de ter atuado pelo Boa. O grupo iniciou os trabalhos em 10 de dezembro e teve algumas novidades com relação à equipe que conquistou a Copinha. O goleiro Andrey (ex-Grêmio), o zagueiro Claudinho (ex-São José), o meia Marcos Paraná (ex-Brasil-Pel) e o atacante Ramon (emprestado pelo Grêmio) são os nomes mais destacados do time de Fabiano Daitx. O primeiro amistoso será no sábado, às 17h, contra o Guarani-VA, no Estádio Edmundo Feix.
Como o Xavante jogou a Série B do Brasileiro até 24 de novembro, só no próximo dia 27 o time se reapresenta para o Gauchão. O técnico Paulo Roberto Santos foi apresentado no fim do mês passado e será a grande novidade no Bento Freitas, no próximo Gauchão. A direção já anunciou 12 contratações para 2019, com destaque para o meia Diogo Oliveira (ex-São Bento), os laterais Hélder (ex-Boa) e Pará (ex-Juventude), e os atacantes Fernandinho (ex-Bragantino) e Daniel Cruz (ex-BOA). Onze atletas de 2018 irão permanecer.
Sem disputar nenhuma competição no segundo semestre, o Caxias conta com vários jogadores voltando de empréstimo. O time será treinado pelo ex-volante do Grêmio Pingo, campeão da Copa do Brasil de 1994 no Estádio Olímpico. Os treinos começaram no dia 4, e na última terça o Caxias goleou o Sindicato dos Atletas por 4 a 0 no primeiro teste da pré-temporada. Nove reforços foram apresentados, com destaque para os atacantes Léo Jaime (ex-Bragantino), Bruno Alves (ex-Cuiabá) e Júnior Juazeiro (ex-São Caetano).
O Juventude está em fase de montagem do grupo para o Gauchão. Apesar das nove contratações feitas até o momento, apenas seis treinam no Alfredo Jaconi. O goleiro Dida e o volante Jéferson devem chegar esta semana, e o meia uruguaio Gustavo Aprile, só depois do Natal. Enquanto isso, o técnico Luiz Carlos Winck aproveita para avaliar jogadores que retornam de empréstimo, como o zagueiro Douglas Tomazi e os atacantes Dionas Bruno e Mateus Vareta. Além deles, o atual elenco conta com jogadores da base como os volantes Bruno Camilo e Roger. O técnico começou efetivamente a comandar os treinos somente esta semana, uma vez que estava realizando o curso de treinadores da CBF na semana passada. Ao voltar, Winck garante não ter encontrado o que imaginava para o começo da pré-temporada.
Com passagem por Grêmio e Udinese, o zagueiro e lateral-esquerdo Neuton foi apresentado na quarta-feira no Estádio do Vale. O jogador de 28 anos elogiou o trabalho do Novo Hamburgo. Comandado pelo ex-zagueiro Bolívar, o time fará algumas partidas neste começo de trabalho. Estão marcados dois amistosos contra o Hercílio Luz-SC: um em em 29 de dezembro, às 17h, em Novo Hamburgo, e em 5 de janeiro, às 17h, no Estádio Aníbal Torres Costa, em Santa Catarina. Antes desses jogos, a equipe terá um jogo-treino contra o Sapucaiense neste sábado, às 17h, no Estádio do Vale.
O Pelotas apresentou na quarta o lateral-esquerdo Wallace. O jogador passou por diversas equipes europeias e estava atuando no Larissa, da Grécia. Também na defesa, foi contratado o zagueiro Cleiton, ex-ABC e Corintians-RN, que estava no Hercílio Luz-SC. O primeiro jogo do Pelotas será em Ijuí, contra o São Luiz. Outra novidade foi o volante Makelele, que atuou em Noroeste, Marília, Ferroviária, entre outras equipes.
O São José está em ritmo de pré-temporada. O grupo realizou uma bateria de testes físicos na estrutura do Lapex/Esefid, da UFRGS. Agora, está marcado o primeiro jogo-treino do time de Rafael Jaques: será dia 29, provavelmente já no novo gramado sintético do Passo D'Areia, que está em fase final de instalação. Os principais reforços são o meia Rafael Tavares e o lateral-direito uruguaio Pablo Pintos.
Nada menos do que 16 reforços já foram apresentados no 19 de Outubro. Os principais foram o goleiro Carlão (ex-Novo Hamburgo), o zagueiro Pablo (ex-Luverdense) e o atacante Marcão (ex-Guarani-SP). O técnico Paulo Henrique Marques voltou para o time após dirigir o Novo Hamburgo na Série D do Brasileiro em 2018. Treinando desde 20 de novembro, o São Luiz já empatou com o time sub-19 da Chapecoense em 1 a 1 no último dia 14. Oito atletas são remanescentes do Gauchão 2018.
Primeiro time a começar a treinar para o Gauchão, o Veranópolis já completou um mês de pré-temporada. Desde 19 de novembro, o técnico Sananduva, que terminou o campeonato de 2018, recebeu 11 reforços – entre eles os atacantes Taiberson (ex-CSA), Túlio Renan (ex-Caxias) e Macena (ex-URT). Dez atletas tiveram seus contratos renovados, entre eles o volante Eduardinho, que vai para seu 10º Gauchão no Antônio David Farina. Em três amistosos até agora, o VEC fez 5 a 0 no Vila Nova, de Vila Flores, 9 a 0 na seleção amadora de Veranópolis e perdeu por 1 a 0 para o time de transição do Grêmio, em Eldorado do Sul.