A exemplo do que ocorreu neste ano, o Grêmio deverá iniciar o Gauchão de 2019 com o chamado time de transição. A diferença é que este grupo não deve atuar por quatro rodadas, como em 2017, quando conquistou apenas um ponto em 12 disputados e o grupo principal precisou ser chamado para evitar uma eliminação precoce na fase classificatória.
Com duas semanas de pré-temporada, a equipe de transição gremista fez seu primeiro amistoso no último sábado (15), no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, e derrotou o Veranópolis por 1 a 0. O gol foi marcado pelo zagueiro Rodrigues.
No Gauchão, a ideia é que os garotos atuem nas duas primeiras rodadas, contra Novo Hamburgo e Aimoré, ambas no Vale dos Sinos. Desta forma, o time principal deverá estrear contra o Juventude, na terceira rodada, no dia 27 de janeiro, na Arena.
O grupo de Transição do Grêmio é comandado pelo técnico Thiago Gomes, que diante do Veranópolis utilizou a seguinte formação: Vinicius Machado; Felipe (Léo Bicca), Rodrigues (Ruan), Matias (Emanuel) e Guilherme Guedes (Kazu); Lucas Araújo (Abreu), Frizzo (Darlan Mendes) e Patrick (Jhonata Robert); Tetê (Mateus Criciúma), Dionathã (Léo Chú) e Isaque (Da Silva).
A reapresentação do grupo principal está programada para o próximo dia 3 de janeiro. A partir deste momento, alguns jogadores poderão ser cedidos, de acordo com a condição física, para reforçar o time que iniciará o Gauchão.