Grêmio e Inter foram denunciados nesta quinta (15) no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio Grande do Sul por conta das confusões ocorridas no Gre-Nal 413, no último domingo (11). O clube colorado pode pegar uma punição de até 20 jogos de perda de mando de campo. Já a pena para os gremistas é de até dez jogos. A audiência ocorrerá na próxima terça (20).
Os dois clubes foram citados no artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que prevê multa de até R$ 100 mil para o caso de "desordem em praça de desportos". A Procuradoria do tribunal, no entanto, incluiu na denúncia o parágrafo 2º do mesmo artigo, que prevê perda de mando de campo de até dez jogos se o fato constatado for de "elevada gravidade".
Tanto Grêmio como Inter foram denunciados por conta de cadeiras arremessadas por ambas as torcidas após o jogo. Os colorados, contudo, foram citados duas vezes no mesmo artigo por conta de outro fato: a pedra arremessada contra o ônibus gremista na chegada da delegação tricolor ao Beira-Rio. Por esta razão, a pena colorada pode chegar a 20 jogos.
Caso o Inter seja punido com perda de mando de campo na terça (20), a suspensão não valerá para o Gre-Nal de quarta (21), válido pelas quartas de final do Gauchão, jogo já marcado para o Beira-Rio.
O preparador físico colorado Cristiano Nunes também foi denunciado, no artigo 258-B, por "invasão ao local da partida" e pode ser suspenso por até três jogos.