Um encontro na tarde desta quinta-feira na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul avaliou os conflitos entre torcedores no Gre-Nal do último domingo (11). Estiveram na reunião o Subprocurador Institucional do Ministério Público do Estado, Marcelo Dornelles, acompanhado pelos promotores Márcio Bressani e Ricardo Schinestsck, da Promotoria do Torcedor. Pela Brigada Militar compareceram o comandante geral, Coronel Andreis Dallago e o subcomandante, Coronel Mário Ikeda.
A Federação Gaúcha de Futebol esteve representada pelo presidente Francisco Novelletto e a dupla Gre-Nal com seus presidentes Romildo Bolzan Júnior e Marcelo Medeiros, respectivamente. Acompanharam os dirigentes dos clubes o diretor de marketing gremista Beto Carvalho e o vice-presidente colorado Alexandre Chaves Barcellos.
Durante uma hora, o grupo discutiu medidas para os próximos clássicos. Não haverá mudanças radicais no sistema de administração dos torcedores. A "torcida mista" está mantida para os próximos encontros, bem como está descartada a hipótese de se fazer um Gre-Nal com torcida única. O Procurador Marcelo Dornelles foi enfático:
— Teremos alguns procedimentos novos para os jogos que virão, mas não podemos revelá-las por uma questão estratégica. Houve unanimidade de que a torcida mista é um símbolo de civilidade e que precisa ser mantida, bem como não falamos em deixar de ter torcedores dos dois clubes no estádio.
As "medidas estratégicas" estão ligadas a fatores operacionais como o o incremento do controle biométrico, uma fiscalização mais rigorosa nos acessos da torcida, novos trajetos para movimentação de torcedores e a preparação do efetivo de seguranças privados no interior dos estádios.
O Comandante Geral da Brigada Militar garante que a corporação não é a favor da torcida única nos clássicos, mas que a segurança interna não é incumbência da força pública. Andreis Dallago salientou que quer um clima melhor no futuro para não ter que deslocar efetivos maiores, o que prejudica a segurança da cidade.
— Os clubes decidem quem entra no estádio, seja torcida mista ou única. Nós temos que garantir o entorno e o acesso do público, se possível com cada vez menos gente para não comprometer o policiamento do restante da cidade.
O Inter receberá 3.650 ingressos para o Gre-Nal deste domingo (18), sendo que 1.650 são para a torcida mista.