Com vaga na final garantida desde a conquista da Taça Piratini contra o Novo Hamburgo, o Caxias se prepara para um novo desafio. Contra o Inter no próximo domingo, no Estádio Centenário, o time da Serra inicia a busca pelo seu segundo título estadual. No retrospecto recente do clube, dois resultados opostos em decisões: em 2000, foi campeão gaúcho contra o poderoso Grêmio de Ronaldinho Gaúcho. Em 2009, foi massacrado pelo Inter ao levar 8 a 1 na final da Taça Fábio Koff, no Beira-Rio.
O título em 2000
No dia 21 de junho de 2000, a Sociedade Esportiva Recreativa Caxias fazia história ao conquistar o Campeonato Gaúcho. O título veio de forma heroica. Com um time comandado pelo jovem técnico Tite, o clube derrotou o poderoso Grêmio de Ronaldinho Gaúcho, Zinho, Amato e Roger por 3 a 0 na partida de ida, no Centenário. Na volta, segurou o time tricolor dentro do Olímpico e, com um empate em 0 a 0, comemorou na casa do adversário. O goleiro Gilmar foi destaque na decisão ao defender um pênalti do camisa 10 gremista.
Confira a ficha técnica das duas partidas:
Caxias 3x0 Grêmio
Gols: Gil Baiano; Ivair e Márcio.
Caxias: Gilmar; Jairo Santos, Émerson, Paulo Turra e Sandro Neves; Ivair (Cláudio), Titi, Gil Baiano e Maurício (Márcio); Jajá (Moreno) e Adão. Técnico: Tite.
Grêmio: Sílvio; Marinho, Alex Xavier e Nenê; Ânderson Lima, Ânderson Polga, Gavião (Guilherme), Zinho e Roger (Jê); Ronaldinho Gaúcho e Adriano (Amato). Técnico: Antônio Lopes.
Grêmio 0x0 Caxias
Grêmio: Sílvio; Anderson, Marinho, Alex Xavier e Roger; Anderson Polga (Eduardo), Itaqui (Beto), Zinho e Ronaldinho; Cláudio e Amato. Técnico: Antônio Lopes.
Caxias: Gilmar; Jairo Santos, Émerson, Paulo Turra e Sandro Neves; Ivair, Titi (Cláudio), Gil
Baiano e Márcio; Jajá (Délmer) e Adão (Luciano Araújo). Técnico: Tite.
O fracasso em 2009
Ao eliminar o rival Juventude, o Caxias passou à final da Taça Fábio koff, o segundo turno do Gauchão, em 2009, e foi ao Beira-Rio em busca de mais um título gaúcho. A equipe comandada pelo técnico Argel não teve chances de sequer sonhar com a taça. Foi massacrada pelo Inter, que fez 8 a 1 com naturalidade e foi campeão do Gauchão de forma antecipada no dia 19 de abril de 2009.
Ficha técnica da partida:
Inter 8x1 Caxias
Gols: Magrão (2), Taison, Nilmar (2), Guinazu, D'Alessandro e Álvaro (I); Cristian Borja (C)
Inter: Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber; Sandro, Magrão (Marcelo Cordeiro), Guinazu e DAlessandro (Andrezinho); Nilmar (Alecsandro) e Taison. Técnico: Tite
Caxias:Rafael Lopez; Edenilson, Santín, Vágner Lima e Brida; Zacarias (Diogo Brito), Roberto, Mariélson e Guilherme (Wágner); Júlio Madureira (Cristian Borja) e Marcos Denner. Técnico: Argel Fucks.
Tite, de herói a algoz
Adenor Bachi, o Tite, foi personagem em ambas decisões. O treinador, que ganhou projeção com o título do Caxias em 2000, passou de herói a algoz em menos de uma década.
Em 2000, contra o Grêmio, o técnico ainda inexperiente e no início da carreira foi campeão gaúcho em pleno Estádio Olímpico.
- Tivemos alguns grandes momentos, a gente pode pinçar alguns deles, como a vitória de 2 a 0 sobre o Inter, a vitória no Olímpico (2 a 1) e os dois Ca-Jus. Mas o top de linha foi o primeiro jogo da final. Foi o momento mágico, extraordinário do Caxias - disse Tite após a conquista.
Em 2009, levou o Inter ao título do Gauchão e comandou a supremacia colorada diante do Caxias, no Beira-Rio. Após o jogo, o treinador ganhou o abraço emocionado da mãe, Dona Ivone. O momento emocionou o técnico:
- Não sei se mereço tanto. Minha família me dá força.